x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 3.260

Carne Leão WEB 2021-Rendimentos Tributáveis de Dependentes

MATILDE DE CAMPOS E SILVA

Matilde de Campos e Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Apresentador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 10:16

 Dúvida de cadastro/rendimento de dependente no novo Carne Leão Web 2021:
Preciso apurar o carne leão de dependente menor de 21 anos que recebe rendimentos de pensão alimenticia tributáveis e, por esta condição, de ser dependente da mãe na Declaração de Imposto de Renda, não possui cadastro no e-CAC para "acessar Carnê-Leao" em Declaração". No cadastro do Carne Leão não encontrei campo para cadastrar o dependente e apurar este tributo. Como faço? Obrigado.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 16:17

Boa tarde

Eu não colocaria este menor como dependente da mãe, pois vai aumentar a base de cálculo do IR dela.

Agindo assim, eliminaria seu problema.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Quimico(a) Industrial
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 11:06

Bom dia,
também estou com o mesmo problema.  Não consigo cadastrar rendimento de dependente no novo aplicativo.  Como nos anos anteriores o menor consta como dependente não consigo gerar código no e-cac para ele.  Como proceder neste caso para configurar o rendimento da mãe e o do filho, gerando, com isso, 2 DARFs de pagamento, como era feito até o ano passado? 

Agradeço a resposta.

Atenciosamente,

Shirley Assis

Shirley Assis

Iniciante DIVISÃO 1, Bancário(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 1 abril 2021 | 15:38

Boa tarde,
estou com o mesmo problema. Uma dependente menor de idade recebe pensão alimentícia, e não conseguimos gerar o DARF do Carne Leão online porque ela não tem codigo de acesso, e nem pode ter, pois por ser dependente da mãe, não fez declaração! Se alguém conseguiu uma solução para o problema, agradeço compartilhar comigo!

Chico

Chico

Bronze DIVISÃO 4, Técnico
há 2 anos Quinta-Feira | 8 abril 2021 | 11:55

Prezados,

A RFB está ciente do problema.
O menor não tem como acessar o Portal e-CAC com código de acesso e nem com login único no Portal Gov.br.
No caso do gov.br, o menor até consegue se cadastrar, mas para acessar o e-CAC é preciso ter, no mínimo, o selo "validação de dados previdenciarios", que o menor por não ser inscrito no INSS, não pode ter. Sobraria a validação facial Denatran e a do TSE, que também não dá certo pra menores (a opção internet banking ainda não foi implementada para acesso ao e-CAC).

Como ultima opção, restaria o certificado digital, inacessível à maioria das pessoas físicas (é possível, entretanto, o menor outorgar procuração digital, a ser assinada pelos pais).

A alternativa mais fácil, entretanto, é o cálculo e preenchimento manual do Darf, conforme orientações disponíveis aqui:
www.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.