x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 4.749

Preenchimento de DISO com uma parte a Obra decadente

Diego Utzig

Diego Utzig

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 11:20

Olá colegas,

Não sei se já foi postado aqui no fórum, mas nas minhas buscas não localizei.

Recebi hoje uma obra para preenchimento da DISO. A obra tem 194,13m², e foi encaminhado projeto  e habite-se de regularização em 2020, porém a prefeitura deu uma certidão atestando que desde 2013 é pago IPTU predial sobre uma área construída de  59,00m².
Minha dúvida é seguinte: Como farei a informação desta área decadente na DISO, já que área de 59m² está decadente e o cliente quer que seja aproveitada a isenção dessa área.

Agradeço se alguém poder me ajudar.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 16:01

Boa tarde

Exclusivamente para efeitos de regularização da obra através da DISO INTERNET, deverá ser observado que para comprovação de Área (metragem quadrada da obra), Destinação (a finalidade para a qual se destina a obra) e Categoria (obra nova, demolição, reforma ou acréscimo) deverá ser apresentado no atendimento presencial, um dos seguintes documentos:

Original ou cópia autenticada do Alvará de concessão de licença para construção;
ou Original ou copia autenticada do Habite-se ou certidão da Prefeitura Municipal; ou Contrato e a ordem de serviço ou autorização para inicio de execução da obra, na hipótese de obra contratada com Administração Publica não sujeita à fiscalização municipal; ou Termo de recebimento da obra, na hipótese de obra contratada com Administração Publica;
ou Projeto aprovado ou qualquer documento oficial capaz de comprovar a veracidade das informações prestadas na DISO.

receita.economia.gov.br

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Diego Utzig

Diego Utzig

há 4 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 17:27

Telma,

Já faz algum tempo que tenho feito as regularização de obras via Dossiê de atendimento digital (inclusive as que possuem decadência).

Minha dúvida é referente a área que já está decadente do processo todo. Como eu informo isso na DISO já que o a metragem do projeto todo é de 194,13m² e já se pagava IPTU antes dessa regularização  de 59,00m² (que está inclusa na área regularizada posteriormente, pois só existe um projeto, um alvará e um Habite-se.)
Independente de ser presencial ou via Dossiê eu preciso preencher antes de chegar a RFB o DISO internet.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 20:11

Eu acho que precisa começar a pagar o IPTU com esta metragem de 194,13m2 e para isso vc primeiro deve informar a prefeitura e depois entregar a DISO.

Att,;

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Diego Utzig

Diego Utzig

há 4 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 08:48

Sim, em 2020 foi feita a regularização total da área em questão inclusive com a cobrança de IPTU a partir de 2021. Na época (final dos anos 80 e inicio dos 90) a prefeitura da cidade fez uma vistoria "in loco" mediu e começou a cobrar o IPTU das construções mesmo sem projeto encaminhado. O problema é que meu cliente está vendendo a casa agora e preciso regularizar a obra.

gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 13:54

Boa Tarde
Estou com a mesma duvida, creio que tenha que cadastrar 2 Diso.
Primeiro a parte  total em decadência ( 59m² no teu caso) , e depois outra diso como ampliação, apenas da metragem não decadente que irá gerar o valor a pagar .

Att

Diego Utzig

Diego Utzig

há 4 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 11:09

Everton,
No meu caso havia um projeto só com uma carta de habitação.
Se forem vários projetos cada um com sua carta de habitação, se cadastra uma DISO para cada Projeto e Carta.

Mas mencionando como resolvi o meu questionamento acima, dei para o cliente a opção de ir presencialmente na RFB com a documentação ou informar a redução de 75% da área que já estava decadente.

A obra possuía 194,13m²
Ficou assim
80,21 - 100%
54,92 - Redução de 50% (conforme as áreas)
59,00 - Redução de 75% (área já decadente)

É claro que deixei o cliente ciente de que a DISO poderá sofrer fiscalização em 5 anos e ele deve guardar a documentação da decadência no caso de uma eventual auditoria da RFB. Mas se isso acontecer, ele pagou o INSS da obra a maior sobre os 59m² já decadente.

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade