x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 180

Alugueis na DIRF

TIAGO AVANZO FAZZANARO

Tiago Avanzo Fazzanaro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 10:21

Prezados (as) bom dia!

Poderiam me ajudar no exemplo sobre rendimentos de alugueis na DIRF referente a um contrato de Imobiliária;

Ex. Temos um Contrato de Imobiliária, que no contrato o nome do Locador esta em nome da própria Imobiliária, portanto, o proprietário do Imóvel é uma P. Física.

No caso não temos nenhum conhecimento do proprietário do imóvel, quem fica responsável declarar os rendimentos do Aluguel na DIRF, nossa empresa ou a Imobiliária?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 18:18

Se, como você descreveu, o proprietário do imóvel locado é uma pessoa física, a imobiliária não pode constar como locadora. Ou ela é procuradora ou o contrato está errado.
Quem declara na Dirf é a fonte pagadora.

TIAGO AVANZO FAZZANARO

Tiago Avanzo Fazzanaro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 15:07

Prezado João, obrigado pelo retorno!

Então entrei em contato com a Imobiliária, me informou que o proprietário tem um contrato com a imobiliária, ficando então a Imobiliária responsável por tudo. Estou verificando com jurídico tb, pois se não fornecerem os dados da P. fisica não tem como informar na DIRF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.