x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 140

Lucro Presumido

Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 15:19

Olá pessoal, 

Tem uma empresa Lucro Presumido que solicitou retorno para o Simples Nacional, porém ainda não saiu a resposta.
Já enviei algumas obrigações da mesma.

Meu questionamento é o seguinte: como ficará os impostos calculados no período de Janeiro/2021, visto que se o pedido for aceito, será retroativo.
Nesse caso, terei que apurar a competência novamente e gerar o PGDAS?

Entrei em contato com nossa consultoria e eles disseram apenas que teria que fazer um processo administrativo junto ao posto fiscal. Mas como fazer isso?


Obrigada desde já.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 16:54

Camila,
Se fez a opção, não existindo impedimentos, ela será aceita, implicando no cumprimento das obrigações principais e acessórias como optante pelo Simples Nacional, já que os seus efeitos serão à partir do 1º dia do ano.
Por esse motivo, o DAS da competência de janeiro, vencerá em 26/02/2021, para dar tempo hábil ao processamento das opções.

Adilson Gregório Ferreira

Adilson Gregório Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2021 | 11:00

Bom dia, caros Colegas!

Estou precisando da ajuda de vocês.

Tenho um Cliente que em 2020 estava no Lucro Real, suas vendas aumentaram em janeiro de 2021 e tende a manter nos demais meses do ano e ao  fazer o fechamento e simular o calculo pelo Lucro Presumido, vi que é vantagem tributa-lo pelo Lucro Presumido e aí vem a dúvida: _Sexta feira, 26.02.2021 é o prazo para recolhimento do 1º DARF de IRPJ e CSLL que define a tributação do exercício de 2021, porém como faço com as Notas Fiscais que foram emitidas destacando no XML as alíquotas de 1,65% e 7,60%?  Posso entregar o SPED Contribuições referente ao mês de Janeiro de 2021 pelo Lucro Presumido às alíquotas de 0,65% e 3,0% respectivamente e retificar o SPED ICMS onde consta também o PIS e a COFINS com as alíquotas de 1,65% e 7,6%?

Grato desde já....

Adilson Gregório
Oculto
@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.