x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.400

Alberto Spirlandeli

Alberto Spirlandeli

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 13:38

Prezados Senhores, segue descrição dos fatos para melhor entendimento:
A) Uma determinada pessoa, recebeu de seu pai, um imóvel rural a título de doação;
B) O donatário reservou para si o usufruto vitalício da Nua Propriedade;
C) Foi discriminado na Escritura de Doação, o valor da Terra nua e Benfeitorias;
D) Pergunto: Posso lançar o valor recebido das benfeitorias como investimento na atividade rural do donatário?

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 17:07

Boa tarde!

Alberto Spirlandeli,


O valor a ser lançado devera ser o que consta na escritura de doação.

Através do DOI/DIMOBI: Os cartórios de títulos e documentos e registro de imóveis irão comunicar a Receita Federal o que foi lavrado na escritura.



Obs:

DIMOBI
Declaração de informações s/atividades imobiliárias a serem entregues por construtoras e corretoras.


DOI.
Declaração de operações imobiliárias que será entregue pelos cartórios de oficio de notas e registro de imóveis e registro de títulos e documentos.



Wellington Resende.

Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.
Alberto Spirlandeli

Alberto Spirlandeli

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 15:25

Sim, será informado pelo cartório, mas a questão principal é se Posso lançar o valor recebido das benfeitorias descritas na escritura como investimento na atividade rural do donatário.

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 09:53

Alberto, bom dia!



Por si só da para entender que ao doar o imóvel o valor da terra nua mais as benfeitorias, estão escriturados como um todo, não foi dispendido da parte do donatário qualquer valor para que se lance como investimento na atividade rural.




Wellington Resende.


Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade