x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 127

Adaildo

Adaildo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 08:55

Questionamento sobre sociedade: 

Em junho de 2020 eu abri um MEI, após 2 meses transformei ela em uma Ltda e adicionei 2 sócios. 2 meses após a transformação eu vendi a minha participação para um dos sócios e sai da sociedade.

Alguém me auxilia como devo proceder no IRPF21? 

Agradeço desde já! 

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 14:26

Boa tarde Adaildo

Você precisa preencher o campo de "bens e direitos" , código “32 – Cotas ou Quinhão de Capital”. Cadastre também o CNPJ da empresa.
Os rendimentos que você recebeu por meio da empresa enquanto Pessoa Física podem ser declarados de duas formas: como pró-labore ou como lucros e dividendos. Dependendo de como aparece no seu Informe de Rendimentos, pode ser renda tributável ou não.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Adaildo

Adaildo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 27 fevereiro 2021 | 09:34

Mas eu não tenho mais nenhum vínculo com a empresa. Como eu citei, eu fiz o MEI, depois transformei ela em LTDA e adicionei 2 sócios, após fazer isso eu vendi minha participação por X valor para um dos sócios.

Creio que não se enquadra no quesito distribuição de dividendos ou pro labore.

não seria algo como:  venda em participação de empresa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.