FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 2
acessos 1.307
Declaração do Imposto de Renda sem Lastro Inicial ?
Ailton
Iniciante DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 15:12
Boa tarde pessoal,
Terei que fazer a declaração da IR pela primeira vez esse ano, pois, operei na bolsa de valores no ano de 2020.
Nesse sentido, gostaria de saber se há algum problema eu declarar a compra de ações sem o lastro inicial. Ocorre que, faço "bicos" então não tenho uma receita recorrente.
Sendo assim, pretendo declarar apenas o benefício do auxílio emergencial e a compra das ações, entretanto, os valores não coincidem, apesar das ações terem um valor baixo.
Agradeço a ajuda.
Manoel Luiz Ribeiro Silva
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Sábado | 27 fevereiro 2021 | 09:15
Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista
https://www.orgribeiro.com.brContador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem - Veritas Lux Mea
João Silva
Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 1 março 2021 | 14:16
Boa tarde a todos. Estou com o mesmo problema do amigo Ailton acima.
Comprei poucas ações na B3, porém não possuo fonte de renda, apenas uma bolsa mensal da faculdade e o auxílio emergencial.
Além disso, meu pai depositou em uma poupança no meu nome, montantes que somados no ano dão +/- $15.000
O mesmo não declara IR pq trabalha com coisa do Paraguai e é informal, não conseguindo provar sua renda.
Como procedo nesse caso?
Posso considerar que a soma dessas bolsas + um valor que tinha "guardado" em casa serve de lastro ( essa variação na poupança sendo o dinheiro que resolvi depositar)?
Será minha primeira declaração do IR