Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.307

Declaração do Imposto de Renda sem Lastro Inicial ?

Ailton

Ailton

Iniciante DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 15:12

Boa tarde pessoal,

Terei que fazer a declaração da IR pela primeira vez esse ano, pois, operei na bolsa de valores no ano de 2020. 

Nesse sentido, gostaria de saber se há algum problema eu declarar a compra de ações sem o lastro inicial. Ocorre que, faço "bicos" então não tenho uma receita recorrente. 

Sendo assim, pretendo declarar apenas o benefício do auxílio emergencial e a compra das ações, entretanto, os valores não coincidem, apesar das ações terem um valor baixo.

Agradeço a ajuda.

João Silva

João Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 1 março 2021 | 14:16

Boa tarde a todos. Estou com o mesmo problema do amigo Ailton acima.

Comprei poucas ações na B3, porém não possuo fonte de renda, apenas uma bolsa mensal da faculdade e o auxílio emergencial.
Além disso, meu pai depositou em uma poupança no meu nome, montantes que somados no ano dão +/- $15.000
O mesmo não declara IR pq trabalha com coisa do Paraguai e é informal, não conseguindo provar sua renda.

Como procedo nesse caso?

Posso considerar que a soma dessas bolsas + um valor que tinha "guardado" em casa serve de lastro ( essa variação na poupança sendo o dinheiro que resolvi depositar)?
Será minha primeira declaração do IR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade