Wagner Billa
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Computação
Srs,
Gostaria de pedir a ajuda de vocês quanto à situação na qual me encontro. Vi várias páginas na internet à respeito, mas tenho muitas dúvidas ainda.
Moro em um apartamento e, com essa pandemia, eu e minha família decidimos ir para uma casa. Apareceu uma oportunidade e comprei um terreno financiado pela Caixa. Fazendo as contas, para que eu não demore 8, 9, 10 anos pra ter o terreno pago e a casa construída, decidimos vender nosso apartamento para ter o dinheiro necessário para a construção. Aí é que eu me esbarro no tal imposto de Ganho de Capital.
Perguntas:
1) Se eu pegar o valor do Ganho de Capital e quitar o meu financiamento na Caixa, o valor utilizado será isento dessa tributação ? Parece haver uma jurisprudência nesse sentido mas alguns falam que esbarra no conceito de "imóvel residencial", que um terreno talvez não se enquadre, mesmo sendo a base para a construção de uma casa, que é um imóvel residencial. Ainda por cima, o terreno é em um condomínio residencial, o qual veta expressamente imóveis comerciais.
2) Se eu pegar o valor do Ganho de Capital e utilizar para construir minha casa (comprando os materiais necessários, mão-de-obra especializada, etc.), eu consigo abater esse valor utilizado do imposto devido de Ganho de Capital ?
3) Se em ambas as perguntas acima a resposta for "não". Existe alguma outra brecha legal na qual eu possa utilizar o valor do Ganho de Capital auferido em meu benefício ?