Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 138

Ganho de capital - cálculo do IR

LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 15:19

Bom dia, colegas

Recebi de herança uma parte de um imóvel em 2018. Em 2020, realizei junto com os outros herdeiros a regularização de uma obra feita no imóvel em 1994. Fizemos todos os procedimentos, contratamos uma arquiteta que regularizou o imóvel perante a prefeitura e ao cartório de imóveis. Agora no mês 02/2021, a casa foi vendida.
Preenchi o GCAP e deu imposto a pagar.
Gostaria de saber se podemos aumentar o valor de aquisição do imóvel para diminuir o valor do imposto a pagar, utilizando como documento hábil de comprovação o ARO (Aviso de Regularização de Obra). No meu entendimento, com a regularização da obra, o imóvel foi valorizado. No ARO consta o cálculo do custo de mão de obra aproximado, porém com relação ao que foi gasto na obra de materiais de construção não temos nenhuma nota fiscal ou recibo. Gostaria de saber também se podemos acrescentar outros custos como o valor pago a arquiteta pelo serviço de regularização, valor de taxa paga ao cartório de imóveis para averbação. 

LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 12:14

Olá, caros colegas

Por gentileza, gostaria de saber se os gastos com arquiteto eu posso somar ao custo de aquisição do imóvel. 
Vendi um imóvel e gostaria de somar esse valor para reduzir o valor do IR. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.