x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.066

Rita de Cássia servidoni Spreafico

Rita de Cássia Servidoni Spreafico

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 21:36

Peço que me ajudem no i.r.p.f. 2010, com a seguinte dúvida:
Marido e mulher sempre declararam em separados, este ano será em conjunto. Cada um tinham seus veículos, estes eram declarados separados em suas repsctivas declarações.
Este ano serão declarados todos esses bens para um só.

Minha pergunta: onde declarar este suposto aumento patrimonial, que este declarante sofrerá, quando juntar tudo numa só declaração????

Se a soma dos valores dos veículos que foram transferidos do outro conjuge der por ex. R$-55.000,00, este valor eu devo jogar no quadro "transferencia patrimonial?, para justificar este aumento?? ou eu vou digitálos também na coluna de 2008 do declarante? não resultando assim a variação patrimonial , que é a minha maior preocupação.

Obrigada, aqueles que me ajudarem nesta.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 07:56

Bom dia Rita,

Não haverá o pretendido "aumento patrimonial" e sim a junção dos bens até então declarados separadamente.

Os bens dela (dependente) deverão ser incluídos na DIRPF dele (titular) da mesma forma que constavam na DIRPF dela, ou seja, inclusive com os valores do campo "Situação em 31/12/2008". Informe no campo "Discriminação" que o bem ou o direito em questão´está em nome da dependente.

Desta forma não há a transferência patrimonial que só ocorre quando se transfere a titularidade de bens e direitos de uma para outra pessoa. O que está ocorrendo (no seu caso) é o acréscimo dos bens e direitos na DIRPF do titular ocasionado pela inclusão dos bens e direitos do dependente.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade