x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 2.677

Declaração retificadora sem Dependente para não devolver o auxílio

Lucas Ferreira

Lucas Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Web Programador
há 3 anos Quarta-Feira | 3 março 2021 | 14:16

Olá, fui fazer a declaração do IR no programa da Receita 2021 e inclui uma pessoa como dependente do titular, mas não sabia que ela tinha recebido o Auxílio e o recibo de entrega veio com uma DARF no valor de R$ 3000 para devolução.

Eu enviei uma declaração retificadora tirando essa pessoa como dependente e saiu um novo recibo, dessa vez sem DARF para pagar, apenas 2 folhas.

Quero saber o que acontece nesse caso, esse valor ainda vai ter que ser pago? Ele já tá com data de vencimento.

E como faço pra saber se essa retificadora foi aceita e não vai haver conflito entre a original e a retificadora?

Se alguém puder me ajudar ficarei bastante agradecido.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 março 2021 | 15:00

Boa Tarde

De posse do recibo da retificadora em mão, basta esperar.

Na minha opinião, nunca vai haver tantas declarações retificadas por conta de dependentes que receberam o auxílio...não querendo te desanimar, mas é um ótimo caminho para cair na malha.

Deixe toda documentação separada para convencer a Receita de que a retificadora está correta, se não estiver, realmente terá que devolver os 3 mil reais.

Obs: não é certeza que cairá na malha ok ? Apenas por precaução.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Lucas Ferreira

Lucas Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Web Programador
há 3 anos Sábado | 6 março 2021 | 10:00

Olá, fui olhar no app para acompanhar a declaração e está no status que a declaração está na fila de restituição mas pode voltar para análise a qualquer momento. Isso é boa notícia? Ruim? Ou não tem muita diferença?

Tânia S Ferreira

Tânia s Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Sábado | 6 março 2021 | 16:37

Lucas Ferreira, isso já é uma boa notícia, mas sempre fica esse aviso para todas que já acompanhei, até mesmo em anos anteriores, de que poderá voltar para analise, creio que não vai dar problema. 

Lucas Ferreira

Lucas Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Web Programador
há 3 anos Segunda-Feira | 8 março 2021 | 12:53

Olá. Hoje consegui acessar o portal eCAC e vi o processamento da declaração. Vi que a D1 (original) está com status retificada e a D2(retificadora) está com o status na fila de restituição.

Fiquei um pouco otimista. Vcs acham que isso é bom sinal?

Caso a retificadora seja aceita, o que vai acontecer com aquele DARF no valor de 3000? Vou poder deixar ele vencer? P.S: ele está no nome do ex-dependente e não do titular.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 março 2021 | 13:04

Lucas,

Não sofra por antecipação!

Espera pra ver o que acontece. Vc retificou, pode ser que tenha sido acatada e pronto.

O status é uma boa notícia sim...rs

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 março 2021 | 14:32

Mas aí no caso aquele DARF pode ser simplesmente ignorado mesmo? Sim, a retificadora que está valendo.

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.