x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 60.553

Cut off - Contas a Reber / Receitas

Hilton F Santos

Hilton F Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 11:45

Prezados, bom dia!

Tenho no meu plano de Contas a Subconta do contas a receber Cut-Off.
(-) Cut Off Contas a Reber

O valor dessa conta nós oferecemos a tributação no lucro real (fazemos uma adição). Não consegui interpretar ou identificar através do CPC 47 nem em IN/RFB alguma coisa que fala sobre a não oferecer a tributação.

Alguém entende do assunto ou passa pelo mesmo problema que possa me ajudar inclusive com legislação que fala sobre o não oferecimento à tributação?

Att  

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 14:30

Boa Tarde

O cut off, que consiste no ajuste para eliminar, da receita bruta, os valores referentes às faturas emitidas sem que tenha ocorrido a transferência dos riscos e benefícios para o cliente (mercadoria não entregue ao seu destino no próprio mês).

Pelas regras do CPC 47, as quais já haviam sido recepcionadas pelo CPC 30 (ou seja, antes da publicação da Lei 12.973/14), esta receita deve ser desconsiderada contabilmente, o que diminui o total da receita bruta auferida no mês.

Com base na literalidade das normas vigentes, o ajuste contábil do cut off deve ser mantido também para fins tributários.

forumathros.com.br

 IN 1.881/19

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.