x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 348

Declaracão IR, DIMOB pagamento inquilino e recebimento proprietario

Claudio

Claudio

Iniciante DIVISÃO 2 , Engenheiro(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 8 março 2021 | 14:39

Bom dia, pessoal,

Eu estou fazendo a minha declaração de IR Exercício 2020 e o Demonstrativo de Rendimento de Locação (DIMOB) entregue pela imobiliária não está batendo com meu entendimento.

O inquilino do apartamento que alugo paga aimobiliária no final de cada mês, porém a imobiliária me paga somente no início do mês subsequente.
Eu tenho considerado como fator gerador o dia que eu efetivamente recebo o dinheiro da imobiliária e considero que as taxas administrativas da imobiliária foram descontadas no mesmo dia. Para tanto estou pagando a DARF até o último dia útil do segundo decêndio do mês seguinte ao recebimento do aluguel em minha conta (fato gerador).

No caso o aluguel apresentado no DIMOB pela imobiliária como DEZ/2020, foi pago pelo inquilino a imobiliária no final do mesmo mês (Dez/2020), e repassado para mim somente em Janeiro de 2021. Logo o PERÍODO DE APURAÇÃO da DARF considero 01/2021 com pagamento até o ultimo dia útil de Fevereiro de 2021.

Eu questionei a receita se eu deveria considerar como fator gerador, para pagamento da DARF, o dia que eu efetivamente recebi o dinheiro da imobiliária ou o dia que o inquilino pagou a imobiliária. Fui informado que “Como a imobiliária é minha representante legal, considera-se recebido quando ela recebe,”

Como os valores que a imobiliária recebeu em Dezembro de 2020 eu recebi somente em Janeiro de 2021, gostaria de saber como eu declaro esse rendimento em bens e direitos, ja que o dinheiro ainda não entrou em minha conta. Devo declarer como “99 - Outros bens e direitos“ e descrever como crédito em trânsito a ser recebido pela imobiliária?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade