Gleidson Duarte
Iniciante DIVISÃO 2 , AgenteEm fevereiro de 2003 recebi em doação 50%, respectivamente, da propriedade de dois imóveis. Um foi adquirido à época pelo doador por R$ 7.500,00 e o outro por R$ 5.500,00.
Na época era menor de idade.
No ano passado, ano-calendário 2020, não tive emprego formal e recebi AUXÍLIO EMERGENCIAL.
Por conta de questões pessoais, em meados de 2020, coloquei minha parte do imóvel obtido por 5.500,00 à venda, sendo que obtive com isso a quantia de R$ 65.000,00, a qual foi depositado em poupança pessoal.
Já os 50% do imóvel obtido por 7.500,00, também em meados de 2020, realizei sua doação para minha genitora.
Por conta disso, gostaria de saber o seguinte:
1º) Como não tive rendimentos de trabalho, mas obtive valores da venda de uma residência, preciso declarar o imposto de renda?
2º) Fazendo essa declaração, é provável que eu precise restituir o Auxílio Emergencial?
3º) Se eu tiver que declarar por conta dessa venda e a doação, provavelmente pagarei algum tributo?
4º) Se eu fizer essa declaração, minha genitora, que no caso também não teve rendimentos tributáveis no importe de R$ 28.559,70, mas que recebeu um bem no seu patrimônio, terá que declarar só para informar a doação que recebeu?
5º) Se eu declarar, o dono dos outros 50%, tanto da casa vendida como a da doada, caso não declare estará mais sujeito a cair na malha fina?