Maria Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , Advogado(a)Todo mês recolho carnê leão pelo código 0190. Mas recolho pelo valor bruto do total dos aluguéis , sem desconto da taxa de administração nem do IPTU que eu , como locadora pago.
Como fazer essas deduções agora esse ano na Declaração de ajuste anual? Mesmo com o carnê leão pago pelo valor bruto , sem descontos , posso declarar como rendimento tributável o valor líquido ( descontados a taxa de administração e o IPTU), e declarar no campo pagamentos e doações a taxa de administração? Não tem problema esse "recolhimento a maior " do carnê leão já que recolhi pelo valor bruto e vou declarar o valor líquido?
E mais uma pergunta , posso deduzir os valores pagos a título de contribuição previdenciária , pois pago como contribuinte individual? Se positivo , como faço? Há um campo específico na DIRPF ou posso deduzir do aluguel mensalmente , já que eles são minha única renda?
Muito obrigada e desculpe tantas perguntas mas é a primeira vez que declaro sozinha e estou com esses probleminhas.