FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 4
acessos 5.462
IMPOSTO DE RENDA 2010 - Como declarar um carro ?
Lilian
Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Domingo | 18 abril 2010 | 16:53
Boa tarde,
Utilizei um carro (R$ 19.000,00) que estava no nome da minha mãe para dar entrada em um carro novo financiado no meu nome ( valor do novo carro R$ 35.990).
Usei apenas os 19.000 na entrada o restando foi financiado.
Não sei como devo declarar a situação acima.
Vocês poderiam me ajudar ?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 18 abril 2010 | 17:19
Boa tarde Lilian,
Se o carro primeiro não era seu,
sua mãe deve doar-lhe o carro para que o venda e com o dinheiro, pague a entrada do segundo veiculo.
...
Lilian
Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Domingo | 18 abril 2010 | 17:26
Humm.. obrigado Saulo.
Eu declaro no imposto de renda dela Doação de bens e declaro o Carro em Bens ?
Como o valor em dinheiro não entrou na minha conta não preciso declarar o valor em rendimentos insentos, correto ?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 18 abril 2010 | 17:54
Boa tarde Lilian,
Nesta ordem:
DIRPF de sua mãe
- Código 81 Ficha "Pagamentos e Doações. Informe seu nome, CPF e o valor do carro doado (não pode ser de valor superior ao declaração em "Bens e Direitos").
- Campo "Discriminação" da "Ficha de Bens e Direitos" informe que o bem foi doado à você. Deixae em Branco o campo "Situação em 31/12/2009"
sua DIRPF
Na linha 10 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" informe o valor do veiculo recebido em doação
- Com código 21 informe na ficha "Bens e Direitos" a discriminação do veiculo, o fato de recebido em doação em tal data e informe também a data da venda. Os campos "Situação em 31/12/2008" e "Situação em 31/12/2009" devem permanecer sem valor.
- Se o valor da venda for menor do que $ 35.000,00 informe na Linha 04 da ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis". Se for maior do que 35.000,00 você deve usar o programa Ganhos de Capital.
- Abra novo item com código 21 para o veiculo adquirido. Informe no campo "Discriminação" os dados do veiculo, as condições de pagamento, do financiado e se houve alienação fiduciária.
Nota
Se o veiculo foi dado em garantia da dívida (alienado à financeira) no campo "Situação em 31/12/2009" informe apenas o valor já pago (entrada mais parcelas) até Dezembro de 2009 Nada informe na ficha "Dividas e ônus Reais"
Se o veiculo não foi dado em garantia (não está alienado) informe no campo "Situação em 31/12/2009" o valor total do veiculo. Na ficha "Dividas e ônus Reais" discrimine os dados do financiamento e no campo "Situação em 31/12/2009" informe o valor que falta pagar.
Se persistirem dúvidas, toprne a entrar em contato.
...
Edson Eugenio do Amaral Junior
Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 17:53
Boa tarde Saulo,
Como lanço uma doação de carro entre um casal no IR, valor R$ 70.000,00.
existe algum imposto ou taxa sobre essa doação de bem, é necessário algum registro em cartório?
obrigado,
Edson Amaral