Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 164

Retificação de DAS não pago

Rafaela Moreira dos Santos

Rafaela Moreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 16:18

Boa tarde caro colegas,
tenho um cliente prestador de serviços de academia de dança que emite suas notas fiscais no valor total dos serviços, mas divide esses valores no cartão em varias vezes, as apurações do PGDS são feitas na opção de competência. O caso é que em janeir e fevereiro de 2020 ele emitiu suas notas no valor total dos serviços e foram trasmitidas as apurações normalmente, mas com o inicio da pandemia e o fechamento do comercio  os clientes pediram os estornos dos valores e o cancelamento dos serviços, o que o cliente quer agora é que retifique o valor destes dois meses, mas as guias estão em aberto, pois não teve receita para pagar os devidos impostos. Há a possibilidade de retificar essas guias não pagas. As notas fiscais que não tiveram os serviços prestados de fato serão canceladas fora do prazo, conforme regulamentação e orientação do GDF.

Marcio Rezende

Marcio Rezende

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 4 anos Sábado | 20 março 2021 | 13:47

Boa tarde!

A apuração do PGDAS-D de uma empresa prestadora de serviços que adota o regime de competência tem como base para cálculo o valor acordado entre as partes para a execução do objeto "serviço pretendido" que por sua vez é amparado por documento fiscal hábil para escrituração ( Nota fiscal de prestação de serviços autorizada pelo município). Não ocorrendo o fato gerador ( Execução dos serviços) e por conseguinte havendo o cancelamento das notas fiscais, não há que se falar em cobrar tributos. Feitas as considerações, mesmo que já tenha sido transmitido, é direito do contribuinte reificar as informações. Se após as retificações houver questionamentos por parte da receita federal caberá ao contribuinte a comprovação de que não houve a prestação de serviços.


Atenciosamente,

Márcio Rezende
E-mail: [email protected]
What if God was one of us?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade