x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.049

Demora no processamento da DIRPF

Hildemário dos Santos Passos

Hildemário dos Santos Passos

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Sistemas
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 13:43

Fala meu nobre Tiago Leite,
Primeiramente, gostaria de agradecer pela integração por meio desse canal.
Cara, que esse ano está diferente dos anos anteriores, não resta dúvidas, porém o que eu orientei é que nas declarações que forem detectadas divergências e ausência de documentação comprobatórias o declarante não espere a Receita Federal indicar a pendencia, uma vez que o próprio contribuinte já identificou o "ERRO" e já deve fazer a retificação. Com relação ao momento em que se deve fazer uma retificação, entendo, S.M.J. que isso deva ser realizado a qualquer momento se identificado ERRO(S). Digo isso, pois em caso contrário, conforme descrito anteriormente o contribuinte terá sua restituição inserida nos últimos lotes ou até em lotes residuais que poderão levar anos para serem pagos.

Em resumo: Verificado que transcorrido 72h do envio, tendo sido detectado no "Extrato da Dirf" a indicação de MALHA OU NÃO, o status da declaração não passou para "Em fila de restituição" o declarante já deve fazer as verificações CRITERIOSAS dos dados apresentados e detectando ERRO já faça a retificação. Entreguei mais de 100 Declarações esse ano e todas que estiveram  com esse "problema", procedi conforme orientado e foi resolvida a questão.

Forte abraço!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 13:58

Rosa Ângela Affonso,
Boa tarde ... Você pode acessar o eCAC, no Serviço "Declarações e Demonstrativos", e selecionar "Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras", e consultar se os valores informados à Receita estão de acordo com o que você incluiu na declaração. Não havendo erro aí, então analise o restante da declaração. Tem algo diferente dos anos anteriores? Se encontrou um erro, transmita a declaração retificadora. Se está tudo perfeito, então não há o que fazer enquanto não ocorrer o processamento.

Em termos de "demora", pior é quando a Receita processa a declaração, aponta a pendência, mas você não concorda com ela. Aí tem de esperar até janeiro do ano seguinte para poder solicitar uma antecipação da análise de malha ...

NATAN SACCENTI LOPES

Natan Saccenti Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 15:33

Pessoal,

Acabei de conferir uma declaração de uma cliente e ela caiu na malha fina porque o CNPJ do plano de saúde que o RH informou no informe de rendimentos da operadora de saúde está baixado, então quer dizer o sistema está processando mas não está mudando o status para fila de restituição, ele só está acusando malha fina.

Mais alguém com essa situação?

Entregou e o sistema acusou malha fina?

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 15:53

Márcio Padilha Mel
Boa tarde!
Eu já fiz a retificação ,pois coloquei um código trocado(era despesa com educação e coloquei saúde fiz e enviei no dia 31de março e mesmo assim continua em processamento.
Antes de enviar conferi todos os dados e recibos e está tudo certo.
Eu corrigir,pois vi no histórico de eventos que havia pendências e fui conferir  esse erro que citei.

Fico com receio de ter algo que não vi e prejudicar o meu irmão,pois eu faço a minha e a dele aprendi com   minha  Irma ,que era contadora e já faleceu.
A minha declaração  no mesmo dia que enviei já foi para fila de restituição e a dele não.
Foi a primeira vez que isso aconteceu com  ele

CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 1, Apontador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 16:57

NATAN SACCENTI LOPES. 
Boa tarde. No caso da sua cliente, ela caiu na MALHA FISCAL, onde apareceu essa palavra, então o sistema mostrou as PENDENCIAS?  Então o sistema está processando.  A minha declaração estava EM FILA DE RESTITUIÇÃO e após o dia 21MAR2021, está EM PROCESSAMENTO.  Então na declaração de sua cliente, apareceu no portal do e-cac em VERMELHO COM PENDÊNCIAS? Desde já agradeço.  

OBS.  Todas as informações passadas por esse grupo são muito bem vindas, mas como já disse anteriormente, vou deixar para o dia 30/05/2021, onde vou fazer uma RETIFICADORA cancelando todos os lançamentos de saúde, que por acaso estejam dando algum problema.  Vou receber menos restituição, mas tb eles não vão me causar problemas de comparecer na Receita Federal pessoalmente.  FICA A DICA.  

NATAN SACCENTI LOPES

Natan Saccenti Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 18:30

Carlos,boa tarde!


No caso da sua cliente, ela caiu na MALHA FISCAL, onde apareceu essa palavra, então o sistema mostrou as PENDENCIAS?
Sim.


Então na declaração de sua cliente, apareceu no portal do e-cac em VERMELHO COM PENDÊNCIAS?

Sim

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 18:44

Pesquisando no Google eu vi um vídeo onde há uma pessoa com uma declaração em processamento em 2018 e a mesma pessoa com declaração processada em 2019.
Era um vídeo mostrando os status da declaração.
Pode acontecer de ficar em processamento por muito tempo e no outro ano ainda continuar assim.

?

CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 1, Apontador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 18:56

NATAN SACCENTI LOPES.  
Boa noite.
Obrigado pelas informações.  Quando enviei minha declaração em 01/03 ás 08h12, logo no dia 03MAR às 18h42, estava EM FILA DE RESTITUIÇÃO fiquei feliz pois havia feito tudo certo.  No dia 21MAR, com manutenção do portal GOV.BR. minha Declaração ficou "EM PROCESSAMENTO".  Aí veio o CHORO.  Valeu 

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 19:19

Carlos Silva eu tenho todos os recibos do profissional da saúde e este disse que só vai declarar no último dia, será que a Receita está esperando o profissional declarar para então cruzar os dados? Eu também não vou retificar sem saber o erro.  

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 10:18

Eis a questão Cindy, a fisioterapeuta já declarou a dela e foi processada, e a minha até hoje nada.  Ou seja, com as duas declarações entregues, ja era pra ter feito os cruzamentos. Segundo o atendente o ecac, a minha está na malha no tocante de despesas médicas. 

NATAN SACCENTI LOPES

Natan Saccenti Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 10:50

Letícia, bom dia!


O atendente disse a mesma coisa para mim, acho que todo mundo que apresentou recibos de profissionais da saúde vai precisar enviar os documentos comprobatórios.


Atenciosamente,


Natan Saccenti Lopes

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 10:51

Oi Laura. Acabei de verificar a minha, e nada! Tentei acessar o chat do ecac mais uma vez, quem sabe dou sorte de encontrar um atendente mais disposto a ajudar e informar ao menos qual o tipo de despesa que estaria gerando uma possível pendência, porém o serviço de chat está indisponível. 

Att.
Renan Montanaro 
Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 11:02

Bom dia.
Estou ficando agoniada,pois minha  declaração continua  em processamento e não apresenta pendências,pois eu retifiquei o que errei.
Como faço para saber se há algo errado ou falar com a atendente,?
No chat onde entro,qual opção escolho,por favor.
Mas de um mês e não  sai do processamento.

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 11:27

Rosa, pelo chat só conseguir saber sobre onde estava o erro no atendente de nivel nº2. O primeiro que me atendeu me passou para um segundo atendende. Mas só apontou onde estava a pendencia, mas nao disse exatamente o que era. Eles falam que não conseguem verificar pelo sistema deles.

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 13:58

Letícia M. G. Costa
Boa tarde!
Obrigada pela ajuda.
Nossa!
O atendimento e demorado né!!
O atendente,nível 1 me disse que está na malha ,mas não sabe o motivo, Disse para eu aguardar o segundo processamento para saber o por quê.Preciso aguardo até dia 30 de maio.
Na verdade não esclareceu nada.
O jeito  é aguardar a boa vontade desse povo.Estamos nas mãos dele,
Mas muito agradecida pela ajuda.

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 15:29

Falei no SAC, me responderam que ainda não foi gerado o Extrato de Processamento para informar a motivação da malha, perguntei se tem um prazo para que isso ocorra, responderam que não deve demorar. Sem mais informações. É esperar...

Claudio

Claudio

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 2 anos Sábado | 1 maio 2021 | 19:08

Prezados,

Minha declaração está em processamento desde 03/03/2021 e no recibo conta malha fiscal, não fiz nada diferentes dos outros anos, então alguma coisa mudou, já retifiquei 4 vezes, tentando achar o problema e nada, continua na malha, tenho despesas de plano de saúde e não é de plano individual, é coletivo do meu sindicato, acho que pode ser isso porque nessa situação a receita não tinha o valor declarado pelo plano, pois o sindicato pode cobrar um valor maior. Vocês estão nessa situação?

VALERIA Souza CORREA

Valeria Souza Correa

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 2 anos Domingo | 2 maio 2021 | 07:30

Lendo um dos tantos comentários, vi que estava na malha qdo imprimi ontem o recibo da DIRPF, se tivesse feito isso antes não teria perdido tanto tempo. Verifiquei o que poderia ter provocado isso, retifiquei e ontem mesmo fui pra fila de restituição.

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Domingo | 2 maio 2021 | 17:57

Valeria Souza Correa
Eu já retifiquei a minha declaração,pois vi que cometi um erro,mas até agora ela continua em processamento e não aparece pendências alguma, Transmiti a declaração retificada no dia 31 de março e até agora nada.
No chat,o atendente disse para eu aguardar o segundo processamento e não disse quando seria isso.
Eu fico confusa ,pois cada um fala um coisa.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Domingo | 2 maio 2021 | 19:23

 boa noite.

Deve sair essa semana , pois  estou na mesma situação que você,  fiz uma correção da minha declaração pois recebi  o BEM  e nao nenhuma despesas, declarei no dia 01/03, quando foi dia 05/03, minha declaração foi para fila e dia 08/03 , voltou para processamento.
Corrigir , incluindo o BEM e ate agora  nada .
Temos q aguardar.

Vanessa Helena Brandão de Oliveira

Vanessa Helena Brandão de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Domingo | 2 maio 2021 | 23:03

Boa noite pessoal!
Eu também estava na mesma situação que vocês, fiz minha declaração no dia 01/04, entrei ontem e ainda estava em processamento. Hoje fiz uma retificadora, às 12h30, pois tinha colocado meu cônjuge como meu dependente, pois ele ficou desempregado no ano de 2020, mas na retificadora tirei ele como dependente, diminuiu meu valor a restituir, mas pelo menos, entrei agora e já estou na fila de espera para receber a restituição. O processamento ocorreu em questão de horas.

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 4, Arquiteto(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 maio 2021 | 08:41

Olá, pessoal!

Tive o mesmo o problema de demora (na minha cópia de entrega de declaração também estava indicada malha fiscal). Declarei no começo de março e só ontem foi resolvido, após a quarta retificação. A pendência estava relacionado ao pagamento da restituição. No meu caso, eu tinha incluso o valor da multa de atraso do pagamento do carnê leão, sendo que eu deveria declarar apenas o valor principal. Agora já estou na fila de restituição.

Laura Luciane Gomes da Silva

Laura Luciane Gomes da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Orientador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 maio 2021 | 10:58

Marcio muito verdade como fazer a retificadora se não mostra a pendência? A minha contadora disse que não consegue fazer enquanto não processar e aparecer a pendência. Eu tbem já sei o erro e la disse que precisa processar e aparecer a pendência para fazer a retificadora.

Vandelci Cleres

Vandelci Cleres

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 maio 2021 | 11:42

Bom dia pessoal!
Minha declaração estava em processamento desde 23/04 e hoje consultei o recibo q consta situação "malha fiscal". Conferi todas as info declaradas e, a princípio estão corretas. Conferi no link "pendências da malha", mas  consta a info "nenhuma pendência no momento".  No site da Receita, no item "Regularização de Pendência", info de que se há erros e a Decl está em malha: "Aguarde o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento",  o que todos  nós queremos evitar (notificação).
Pelo que li nas postagens anteriores, tem muitos nessa situação e teria q aguardar o processamento.
Quem constatou o erro ou pendência só fazer a retificadora e mandar novamente. O problema é com quem não sabe onde está a pendência. Só aguardando o processamento ou alguém descobriu como resolver essa situação...
Desde já agradeço!

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 maio 2021 | 12:32

Laura Luciane Gomes da Silva
Boa tarde.
Verdade.Eu retifiquei,pois vindo reto que cometi,porém retifiquei sem saber o que era,pois ainda está em processamento desde 31 de março.
Não vou mexer  mais,pois não sei o que há pendências.
Na verdade e que todas as informações estão desencontradas,cada uma fala uma coisa.
A Receita não se posiciona, então estamos todos perdidos.

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 maio 2021 | 12:53

Eu fiz um teste hoje, eu tinha declarado menos de 8% da minha renda em recibos médicos. Eu reduzi um pouco esses recibos mesmo eu tendo todos os comprovantes do profissional porque analisando é melhor eu receber menos do ter que enviar todos comprovantes para Receita e receber sabe Deus quando. Então eu retifiquei hoje cedo, acabei de verificar e estou na fila de restituição. Menos restituição mas menos dor de cabeça.

Página 4 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.