x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.001

Demora no processamento da DIRPF

Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 09:08

De todas as declarações que enviei apenas uma está em processamento ainda, enviei em 03/05 segundo o recibo do Ecac está na malha, mas o erro não aparece, será que essa semana vão disponibilizar algo para correção? ou ainda há chance de ser processada tranquilamente? Como está a situação de vcs?

Valeria Souza

Valeria Souza

Bronze DIVISÃO 3, Agente Trânsito
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 09:30

Carla, bom dia!

Aqui já tivemos casos que saíram no automático , mas a grande maioria só conseguiu resolver após a  receita liberar a pendência.  Estou aguardando processar o meu também desde 13/05.

Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 09:41

Valéria, bom dia, pois é descobri no ecac que em 2020 teve pendência que foi corrigida sem precisar retificar a declaração, mas não sei o que foi,  estou aguardando essa semana se aparece o que é para fazer correção. 

Susana

Susana

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 19:06

Oi Carla,
Estamos na mesma situação. Entregamos a declaração nos primeiros diad e até agora está em processamento. Aparece sem nenhuma pendência más sim que aparece na malha fina no borrador. Estamoa preocupados. Alguém têm alguma novidade sobre essa demora? Obrigado.

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 19:33

Pelo visto estou na mesma situação de várias pessoas. 
Entreguei no 1º dia, e estava com a situação "Em Processamento" até sexta.
Já retifiquei 2 vezes a declaração, pq havia esquecido 2 informações, mas mesmo assim continua com o mesmo status.
Há 12 anos entrego declaração sem problemas, sempre restituindo no 1º lote.
O pior é que não sei mais o que pode estar errado, pois minha declaração é simples.
E a Receita Federal não divulga as pendências.
Difícil!!

Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 19:56

Susana, entrei no chat hoje de manhã e a atendente falou que não conseguia verificar nada porque  o sistema estava com problemas, depois me transferiu para outro atendente mas desisti, vou tentar de novo amanhã.
Felipe, penso o mesmo que vc são declarações simples,  não era pra ser essa palhaçada toda não, nunca vi isso,  faço declarações a anos sempre que tinham pendencias apareciam antes do prazo final de entrega para corrigir.

Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 20:13

Carlos Alberto Serpa Ferreira, uma enviei em 29/03 e não tinha sido processada de jeito nenhum, acabei retificando em 13/05  e troquei deduções legais por desconto simplificado, foi processada rapidamente,  a restituição diminuiu muito mas acabei de conferir e o pagamento vai estar disponível dia 31/05

Susana

Susana

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 20:16

Carla, Felipe e Carlos
Para mim trata-se de procedimentos aleatórios e sinceramente não parece haver boa vontade para que façamos uma correção a tempo....É necessário saber qual o erro ou pendência para retificar. Não consigo entender o motivo de tudo isso.

Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 20:32

Susana, concordo com vc é necessário saber quais pendencias para corrigir, pelo que estou verificando o sistema atualizou hoje, pois tenho pagamentos que estarão disponíveis dia 31/05,  estou rezando para que apareça pendencias até sexta feira.

Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 20:53

Carlos Alberto Serpa Ferreira  é mais de uma declaração, a que foi enviada dia 29/03 ficou em processamento até ser  retificada em 13/05 e no momento já está processada e  com restituição para dia 31/05.
Outra declaração  enviada 03/05 está em processamento até hoje e não sabemos qual o erro, estou aguardando o sistema atualizar essa semana para fazer correção.

Mariana Moura

Mariana Moura

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 02:41

Prezados, estou Mariana Moura na mesma situação que outros amigos aqui. Entreguei no 2º dia e está em processamento até hoje. Estou na dúvida se faço uma retificadora ou se aguardo entrarem as pendências. Minha duvida é a seguinte: Se eu retificar vou para o final da fila, correto ? Se eu aguardar aparecerem as pendências e então cumprir as pendências, permaneço no mesmo lugar da fila ou vou para o final da fila do mesmo jeito (como acontece na retificadora) ? 

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 09:52

Mariana Moura
Acredito que vc não permanecerá no mesmo lugar que está, pois quando faz uma retificadora, anula a declaração anterior (que é o mesmo caso quando vc cumpre uma exigência, pois está retificando a declaração da mesma forma).
Mas conte que outras pessoas também irão retificar, e pode ser que a sua não fique em "último".
A questão da retificação, se vc acha que pode ter esquecido de colocar alguma informação, não espere para retificar. Se a declaração não processou, é pq algum detalhe está inconsistente na base de dados da Receita. 
O pior é o meu caso, pq já coloquei tudo o que tenho que informar, e mesmo retificando a declaração continua "Em Processamento". Não tenho mais o que fazer, e tenho que esperar a Receita comunicar as supostas pendências, coisa que nunca acontece!

Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 26 maio 2021 | 09:58

Pessoal atenção, o sistema foi atualizado, a declaração que estava acompanhando em processamento desde 03/05 foi processada e sem pendencias. Espero que a de vcs também seja resolvida rapidamente.

Susana

Susana

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 26 maio 2021 | 10:38

Sinceramente começo a pensar que seja uma estratégia de pressão para "obrigar" as pessoas a retirarem as despesas médicas para reduzir a restituição ou terminar tendo que pagar ainda MAIS para o poço sem fundo do Governo.

Susana

Susana

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 31 maio 2021 | 15:21

Oi Valéria o meu tb continua em eterno processamento...o Brasil vai de mal a pior sinceramente...que desânimo. 

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 15:37

A minha declaração foi finalmente processada!
Mas gerou pendências, e não entendi o pq.
Me gerou pendências com relação ao Plano de Saúde e Dental, que deduzi.
Deduzi o meu e das minhas filhas, que estão declaradas como dependentes. Ou seja, nada de errado aí. Nem os valores.
Como tenho os Informes de Rendimento do plano, não tem nenhum problema em comprovar.
Mas como faço para enviar esses documentos para a Receita? Lá no E-CAC, a opção de antecipar a entrega dos documentos está indisponível.
Será que ainda vai ser disponibilizada? Quem puder dar uma luz...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 16:27

Felipe Santos
Será disponibilizada. Normalmente é em janeiro, mas como neste ano aparece a informação de que a data será "oportunamente" informada pela RFB ...

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 17:08

Márcio Padilha Mello
Ou seja, não posso nem antecipar a entrega dos documentos, para poder agilizar a restituição???
Nem indo à Receita?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 17:20

Felipe Santos,
No caso que eu tenho, aparece a seguinte orientação na descrição da pendência (eCAC). Não fala nada em atendimento presencial:

Antecipação da entrega de documentos
Se a Declaração retida em malha está correta e você tem toda a documentação comprobatória das informações declaradas:
- Aguarde intimação ou a notificação de lançamento da Receita Federal para então apresentar a documentação comprobatória; ou
- Assim que for disponibilizado o serviço, apresente digitalmente a documentação que comprova as informações com pendências, de forma espontânea, por meio de um Processo Digital. Oportunamente, a Receita Federal informará a data em que esse serviço será disponibilizado para o exercício 2021. 

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 17:37

Márcio Padilha Mello
Eu vi agora. De início, não tinha essa informação. Colocaram depois.
Ou seja, além de não ter cometido nenhuma irregularidade, ainda tenho que esperar pra comprovar que estou correto.
Surreal!!!
Valeu pelas informações!

Página 8 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.