x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 101

FINAL DE ESPÓLIO: BENS ARROLADOS NO INVENTÁRIO DIFEREM DOS BENS NA DECLARAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Wagner Woelke

Wagner Woelke

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 15:24

Tenho feito ano a ano as declarações intermediárias de um espólio, e finalmente em 2020 foi homologado o inventário. Porém, os bens arrolados no inventário não contemplam todos os bens lançados todos os anos na ficha "BENS E DIREITOS" das DIPF's Intermediárias do falecido. Segundo os herdeiros, os bens arrolados no inventário estão certos - alegam que, por exemplo, um apartamento lançado nas anteriores era em "sociedade" com um terceiro, e que não há documentos, ou que sobre umas ações não encontraram qualquer vestígio. Bem, na Declaração Final de Espólio tenho que informar, com base nos bens da última declaração intermediária (de 2020 ano base 2019), quem são os destinatários. Não teve destinatários para esses bens mencionados acima, mas a DIPF final de espólio acusa erro, se não informo que foi o beneficiário.

Que fazer?

Retificar a DIPF intermediária de espólio de 2020 ano base 2019, eliminando os bens que afinal não foram arrolados no inventário?

Alguma ideia, colegas?

DANIELLE CHRISTINA WAGNER LEME

Danielle Christina Wagner Leme

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 14:05

Olá Wagner, boa tarde!

Vc conseguiu resolver a sua questão?
Estou com o mesmo problema mas no meu caso não houve declaração intermediária. O inventário foi feito bem rápido no mesmo ano, então só preciso fazer a declaração final de espólio.
Tb tem bens, ações e quotas, que os herdeiros não reconhecem e nem sabem pq eram declarados.
Como vc resolveu?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.