Sonia Fiorine
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
Boa noite
Estou com uma tremenda dúvida sobre retenções, o problema é o seguinte:
Uma empresa de prestação de serviços tem retenções pela tomadora sobre a nota fiscal emitida em fevereiro, porem o pagamento desta nota só será feito em março.
1- Se optar pelo regime de Competência, a prestadora deverá apurar seus impostos sobre as notas de Fevereiro e recolhê-los, só podendo usar as compensações quando apurar seus impostos em março (FG o pagamento)?
2- Se optar pelo regime de caixa só terá impostos a pagar em março, e se o saldo de retenção for igual ao valor apurado, não terá impostos a recolher.
3- Qual os critérios para optar pelo regime de caixa? A empresa tem que tirar a nota fiscal com o total do serviço, ou ela poderá emitir uma nota a cada fase de execução do serviço? Mesmo que estas notas não sejam a vista e venham a ser pagas faturadas? Os impostos em questão é as Contribuições 4,65%(Cujo FG é o pagamento)
Cada pessoa com quem falei me explicou de uma maneira diferente, me deixando mas confusa, agradeço se alguem puder me explicar exemplificando com valores, pois preciso fazer uma apuração e gostaria de fazer o que é correto, a empresa em questão é do Lucro Presumido.
Sds. Sônia
Sônia Fiorine