x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 132

Crédito de icms fornecedor do Simples Nacional

José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 10 abril 2021 | 11:44

Olá, caros colegas.

Uma empresa optante do simples nacional no ramo do comércio irá revender para outra empresa normal.

Como é feito para encontrar a alíquota de credito do icms para informar na nota fiscal ?

Como deve ser feito nesse caso ?

Existe alguma tabela ou na própria DAS consigo encontrar a alíquota que preciso ?

Como deve ser destacado nas informações complementares da Nf e?

Conto com a ajuda de vocês amigos.

Desde-já muito obrigado !!!

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 3 anos Sábado | 10 abril 2021 | 16:37

Prezado José,

A alíquota aplicável ao cálculo do crédito de icms,   deverá ser informada no documento fiscal, as observações da nota fiscal e corresponderá ao percentual de ICMS previsto nos Anexos I ou II desta Lei Complementar para a faixa de receita bruta a que a microempresa ou a empresa de pequeno porte estiver sujeita no mês anterior ao da operação. Logo você não terá como saber a alíquota de icms se o fornecedor não informar nas observações complementares da nota fiscal.

Espero ter lhe ajudado.

Na dúvida, me retorne.

José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 11 abril 2021 | 11:53

Douglas Jr. Bom dia.

Minha empresa é optante do simples Nacional e vai revender para outra empresa normal.

Onde encontro a alíquota de credito de icms para informar na nota fiscal

Tem alguma tabela ?

Ou quando for gerar o DAS consigo encontrar essa alíquota?

Desde-já muito obrigado!!

José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 08:40

Douglas Jr. Bom dia.

Consultando vi que teve um percentual de 1,36 % no DAS da minha empresa.

Consultando vi que a alíquota de credito para revenda de mercadorias é 1,36 % e para venda de produtos industrializados é 1,44%.

Minha duvida agora é:
Essa alíquota permanece conforme o faturamento for aumentando ?

Na nota fiscal quando for emitir para empresa normal vai ser 1,36% do valor da nota fiscal o credito de icms ?

Desde-já muito obrigado você esta me ajudando muito !!!



Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 13:13

Essa alíquota permanece conforme o faturamento for aumentando ?.. R: ela não é  fixa.. ela acompanha a alíquota do simples.. só lembrando que alguns estados possui isenção de icms para empresas do simples com faturamento até 360 mil...

Na nota fiscal quando for emitir para empresa normal vai ser 1,36% do valor da nota fiscal o credito de icms ?.. R: sim.. E a alíquota de icms, bem como o valor do icms, fica nos dados adicionais da nota fiscal. . com a seguinte mensagem... permite o aproveitamentonde crédito no valor de.... correspondente a alíquota de de %... conforme artigo...

José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 17:44

Douglas Jr. Muito obrigado você esta me ajudando muito.

ela não é  fixa.. ela acompanha a alíquota do simples.. só lembrando que alguns estados possui isenção de icms para empresas do simples com faturamento até 360 mil...
Tem alguma tabela ou calculo onde eu possa saber se a alíquota foi alterada ?

O estado de São Paulo não tem isenção de icms até 360 mil correto ?

Desde-Já meu muito obrigado pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.