x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 132

IRPF de quem faleceu este ano.

Mateus de Souza Alcântara

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 09:20

Pessoal, bom dia.

Meu tio faleceu há uma semana. Por ele ter desconto de IR na aposentadoria dele, todo ano eu faço a DIPRF dele.

Com o falcimento dele este ano, me vieram dúvidas Devo declarar este ano normalmente como se ele estivesse vivo? Devo acrescentar algo na declaração?

Outra pergunta: ele não tinha filhos, apenas a esposa, que dependia dele. Pelo que pesquisei, ela seria "meeiro" nessa situação. Ele tinha apenas um bem (um carro quitado). É necessário fazer as 3 declarações de espólio (inicial, intermediária e final)? Se sim, quando e como começar a fazer?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 10:07

Mateus,
A declaração relativa ao ano-calendário de 2020 é "normal".
Com relação ao bem possuído, será necessário o inventário para a sua transmissão e após esse, entrega-se a declaração final de espólio. Se o inventário foi concluído nesse ano, a declaração a ser entregue em 2022 será a final de espólio, não existindo a inicial e a intermediária.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 19:37

Prezado João, obrigado pela resposta.
Quanto a fazer inventário, até que ponto é obrigatório? Quanto se paga de multa, caso não seja feito?
O carro que meu tio deixou tem valor em tabela Fipe em torno de 16 mil reais. Talvez o custo para se inventariar apenas este bem não compense financeiramente pra minha tia, única herdeira (meeiro) da situação.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies