x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.804

Retificação DCTF

JULCIMAR FARINA

Julcimar Farina

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 18:56

Há pouco tempo atrás, uma empresa recebeu da Receita Federal um Despacho Decisório da não homologação de Perd/Comp, alegando débitos indevidamente compensados. Verifiquei e constatei que o erro tava no prenchimento da DCTF. (foi constado como débito o vlr.pago do darf e não o efetivamente devido). A Dacon foi feita correta.
Retifiquei a DCTF, e fiz uma defesa de inconformidade a Receita Federal, anexando os documentos necessários.
Porém, acabo de receber o não aceite da defesa elaborada, devido resumidamente, a retificação ter sido elaborada após o Despacho Decisório.
Pergundo: O simples fato de emissão de Despacho Decisório, caracteriza como intimação do inicio de procedimento fiscal?
(art.10 da IN SRF 482 de 2004)
Tenho 30 dias pra fazer nova defesa: qual a dica dos consultores em que devo argumentar, haja visto que se trata de uma grande injustiça?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 24 abril 2010 | 08:40

Bom dia Jucilmar,

Em termos gerais e para que fique claro o fato de que qualquer argumentação (neste caso) é inútil, imagine o seguinte caso:

Uma pessoa erra, você detecta o erro e diz que ela está errada.
Esta pessoa corrige o erro e torna a dizer que estava certa.
O que você acha? por ter corrigido ela pode dizer que estava certa quando você achou o erro da primeira vez?

Considerando que não há a injustiça pretendida por você e nem argumentação bastante que sustente nova defesa, a atitude mais sensata ainda é a de pagar os débitos compensados indevidamente.

...

JULCIMAR FARINA

Julcimar Farina

há 16 anos Sábado | 24 abril 2010 | 11:28

Vou me manifestar em 02 pontos sobre sua colocação:
Primeiro: os debitos não foram compensados indevidamente.Foram compensados de forma legal e prenchido corretamente através do per/dcomp.
Segundo: Houve apenas um erro material no prenchimento da DCTF. Próva-se isso com os debitos declarados no Dacon.
Pergunta-se: pra que serve o dacon se a receita federal apenas baseia-se na dctf para a confissão das dívidas?

Por isso da importância desse Forum, para a troca de idéias
Obrigado Saulo
Abraço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 24 abril 2010 | 19:41

Boa noite Julcimar,

Lê-se no seu questionamento primeiro:

qual a dica dos consultores em que devo argumentar, haja visto que se trata de uma grande injustiça?

Dada a veemência com que agora você argumenta a referida injustiça, o pedido de acima perde a razão de ter sido feito. Se você está convicto de que é (esta) argumentação bastante para que a Receita acate a validade do Per/DComp, providencie sua defesa fundamentado nela.

Como você mesmo disse, o Fórum existe para que se troque entendimentos, comentários e idéias. A despeito de não ser consultor, expus meu entendimento e lhe desejo completo sucesso na empreitada.

Vale dizer que o tópico continua aberto e o convite à que se exponham outros entendimentos, permanece inalterado.

...

JULCIMAR FARINA

Julcimar Farina

há 16 anos Sábado | 15 maio 2010 | 22:39

Outra dúvida que surgiu em relação a essa não homologação da receita federal do perd/comp via despacho decisório: como retifiquei a dctf após ser notificado, fiz valer os creditos de pagamentos indevidos ou a maior de que a empresa tem direito. Logo, posso compensá-los em outros debitos que a empresa tenha que pagar atualmente e lógicamente, pagar a notificação? Qual o procedimento correto? Haverá conflito com os perd/comp não homologados anteriormente? Obrigado

Maristela Ferreira

Maristela Ferreira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 11:18

Srs. Bom Dia,

A pouco tempo atrás fiz uma retificação da DCTF 3º Trimestre/2010, a pessoa que trabalhava aqui entregou a DCTF como cotas e aparecia no sistema duas pendências de IR e CS porém não era quotas e sim pagamento único. Sendo assim eu retifiquei aquela DCTF unificando o valor.
Agora eu fui conferir no sistema para ver se a pendência tinha unificado e tive a bela surpresa de ver que ao invés de unificar os valores eles foram duplicados...
Ex: 1.000,00 + 1.000,00 + 2.000,00
Agora meu cliente está devendo as duas quotas e mais o valor unificado.
Como faço para arrumar isso no sistema?

Aguardo uma ajuda de vocês.

Muito obrigada.

Cordialmente,

Maristela Ferreira
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies