x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.105

Retificação de DIRPF inicial de espólio

Renata

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 21:45

Prezados,

     Tenho um cliente de DIRPF que chegou até mim com a seguinte situação... Em 2019 a mãe faleceu e foi aberto inventário. No inventário, que foi encerrado no mesmo ano do falecimento, diz que ainda há bens de herança do espólio dos pais do falecido a partilhar que serão objetos de futura sobrepartilha.

     Foi entregue a DIRPF inicial de espólio 2020-AC 2019, quando entendo que deveria ter sido entregue a DIRPF final, já que o falecimento e o inventário foram encerrados em 2019 mesmo. E caso o inventário dos pais do falecido tenham bens, haveria uma reabertura da DIRPF final, indicando "sobrepartilha".

     A dúvida é se existe a possibilidade de retificar essa DIRPF inicial, para indicar que na verdade é "final de espólio. Alguém saberia informar como proceder para retificar isso?

Grata,
Renata

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 21 abril 2021 | 08:54

Bom Dia

dos pais do falecido  AQUI NÃO SERIA DOS PAIS DA FALECIDA (A MÃE)?

Declaração de espólio inicial: corresponde ao ano do falecimento do contribuinte. Se o falecimento aconteceu em 2020, a declaração inicial em nome do espólio deve ser feita em 2021.

Declaração de espólio final: quando a decisão judicial da partilha é finalizada, o inventariante é obrigado a entregar a declaração final de espólio.

Eu entendo que deverá ser entregue a Declaração de Espólio Final referente a 2020 até 31.05.21.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.