Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 288

CSLL e LUCROPRESUMIDO

FERNANDA

Fernanda

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 13:46

Boa tarde, estou com uma empresa nova de lucro  presumido que tem CSLL. Estava fazendo umas pesquisar e achei a seguinte informação aqui no forum, ( Quando a empresa é tributada pelo lucro presumido, o irpj e a csll são calculados sobre as receitas, então na dre - demonstração do resultado do exercício as provisões do irpj e da csll ficam no grupo "impostos sobre vendas" (junto c/pis faturamento, cofins, icms, etc) sendo redutores da receita;
mas quando a empresa é tributada pelo lucro real, os cálculos do irpj e da csll são sobre o lucro líquido do exercício (resultado líquido contábil ajustado pelas adições e deduções que fica registrado no lalur - livro de apuração do lucro real >> livro utilizado p/o cálculo do irpj) então, neste caso, as provisões do irpj e da csll ficam demonstradas na dre como despesas.) 
Procede a informação sobre o lucro presumido ? na der elas tem que ficar junto com o pis faturamento e confins?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 16:43

Boa Tarde

Procede a informação sobre o lucro presumido ? na Dre (IRPJ e CSLL) elas tem que ficar junto com o pis faturamento e confins? Na minha opinião não, devem ser lançadas em Despesa Tributária e nunca como redutora. A provisão deve anteceder o Lucro Líquido mesmo sendo Lucro Presumido.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.