x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.991

Atividade Médica PJ (simples nacional) e retencao

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 11:50

Olá! Pesquisei e não achei nda que me orientasse e alguns colegas com diversas contradições sobre...
Um médico PJ  constituir uma empresa como atividade médica irá emitir nota fiscal para hospitais privados e públicos? Sendo a mesma optante pelo simples terá retenção de algum imposto para destacar na nota?

EDILEY SOARES D. DOS SANTOS

Ediley Soares D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 12:30

Olá Laila..

Trabalho com algumas empresas de médicos que prestam serviços a hospitais e emitem notas, porem aqui  tratamos todos no Lucro Presumido, pois a tributação acaba sendo menor que do Simples Nacional, para estes casos em que as empresas estão no Lucro Presumido sim, as notas são emitidas com as devidas retenções, já no Simples Nacional, pelo que sei não se deve haver nenhuma retenção, uma vez que toda tributação é feita através do PGDAS.

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 08:04

8630-5/03 - ATIVIDADE MÉDICA AMBULATORIAL RESTRITA A CONSULTAS
Simples Nacional - Atividade Permitida
O CNAE 8630-5/03 não está incluso nos §§ 1º e 2º do Art. 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011. Caso a empresa exerça tão-somente atividades permitidas, poderá segregar a receita pelo Anexo III (*) (*) apenas se o fator R for maior que 28%Observação (à partir de 2018): Quando o Fator R for inferior a 28%, deverá ser tributado pelo Anexo V conforme art. 18, §5ºM, inciso I da Lei Complementar 123/2016
Segue um exemplo de permissão no SN. Será tributado inicialmente a 15,50%. Também tem a opção de enquadramento no fator R.

Sendo do SN, não há o que se falar em retenções de IRRF e CSRF.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
EDILEY SOARES D. DOS SANTOS

Ediley Soares D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 10:46

Oi Laila..

Imagina abuso nenhum, no Lucro Presumido no município onde tenho os clientes o ISSQN é de 2% (é onde pode variar a tributação) mas neste caso o total da tributação dele seria de 13,33% isso sem falar de folha de pagamento (retirada pró-labore) caso ele tenha retirada, ai teria que fazer um estudo de qual melhor enquadramento. Mas mesmo ele estando começando, se não tiver folha, falando em porcentagem de imposto, o L.P é a melhor opção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.