x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 109

Dúvida DIRPF empréstimo bancário

Bruno Mendes

Bruno Mendes

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 12:09

Pessoal, alguém por favor consegue me tirar essa dúvida?

Peguei pra fazer a declaração de uma pessoa que tem um empréstimo no Santander, mas alguns valores estão me confundindo.

No comprovante da declaração do ano calendário 2019, consta que a situação em 31/12/2019 é de 638,31. No informe do banco referente a 2020, consta que foram pagos 609,79 de prestações e 80,05 de encargos. O saldo devedor em 31/12/2020 está zerado.

Não entendi isso, eu devo somar os encargos pagos ao valor das parcelas? Pois caso não, o valor das parcelas pagas em 2020 não zera o saldo devedor de 2019, mas caso seja somado, o valor pago em 2020 é maior que o saldo devedor em 2019.

Socorro kkkkkk

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 13:10

Bruno,
Respondendo e orientando, os valores pagos e os encargos, somados, devem ser informados no campo do valor pago em 2020, mesmo que ele ultrapasse o saldo devedor do ano anterior. Essa informação tem a finalidade de acompanhar a capacidade financeira e a variação patrimonial do contribuinte.
Entretanto, por tratar-se de dívida inferior à 5 mil reais, está dispensada de declaração. Você pode, simplesmente, excluir esse ítem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.