Danielle Christina Wagner Leme
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia!
Li vários tópicos no fórum a este respeito mas ainda não entendi como proceder. Estou fazendo a declaração final de espólio (falecido em 04/2020 e inventario datado 05/2020) e não sei como baixar alguns bens.
Ocorre que o falecido declarava alguns bens que não existem, os herdeiros não reconhecem, por exemplo: título de clube, quotas soc. cooperativa. E também sobre o valor existente em conta bancária que foi transferido em vida para a conta do cônjuge.
O que fazer com esses bens na declaração final de espólio?
Se eu deixar o saldo zerado no campo "Situação na data da partilha", aparece uma mensagem de alerta/aviso, e se deixar com o valor constante da última declaração aparece a mensagem de erro.
E mesmo que deixe zerado o campo "Situação na data da partilha", este ficará diferente do saldo do bem na declaração do ano anterior. Pode ser feito assim mesmo?
E sobre a situação do cônjuge, que sempre foi declarado como dependente, pode continuar como dependente nesta declaração final de espólio?
E se sim, declaro os rendimentos recebidos pelo cônjuge (que é a pensão recebida após o falecimento) e como ficariam os bens passados para o cônjuge?
Agradeço a quem puder ajudar.