x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 150

Regularização de Psicólogo

Luiz Fernando

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Informática
há 35 semanas Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 11:30

Prezados, bom dia.

Tenho algumas dúvidas sobre a regularização de psicólogo em relação aos tributos e gostaria de ajuda para esclarecimento.

Em relação ao INSS, quando os recebimentos não tem recibo ou a pessoa não quer contribuir acima do mínimo, devo lançar como "Contribuinte individual" no salário mínimo vigente e recolher 20%? Ou recolher como facultativo 11%?

Sobre o IR, não tem que emitir o carnê leão caso a pessoa não receba o suficiente para ter mais de 10 reais de cálculo de IR, correto?

Agradeço desde já, obrigado.

João H Jr

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 35 semanas Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 17:38

Previdência Social (INSS) , 20% sobre os honorários recebidos de pessoas físicas.
Carnê-leão, valores inferiores à 10 reais devem ser somados às próximas competências, até atingirem o valor mínimo para recolhimento.

Luiz Fernando

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Informática
há 17 semanas Terça-Feira | 21 setembro 2021 | 23:25

Obrigado.

Compreendi essa parte de INSS e IR. Devemos calcular 20% de INSS sobre os rendimentos recebidos de pessoa física e calcular o IR em cima desses rendimentos menos as despesas e aplicar a tabela.

Porém, e os rendimentos recebidos de PJ, operadoras de plano de saúde? Esses entram na base de INSS e IR ou esses impostos já foram recolhidos pela PJ em nome do profissional?

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.