x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 307

Declarar no IR 2021 compra e venda de ações

Daiane Domingues

Daiane Domingues

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 28 maio 2021 | 18:05

Prezados, 
Gostaria de tirar algumas dúvidas referente a declaração de compra e venda de ações no IR 2021. 
Um cliente comprou ações da mesma empresa ao longo do ano, devo abrir um campo para cada compra ou pode declarar todas as compras de uma única vez. Esse cliente também vendeu ações ao longo do ano de 2020, como devo proceder para informá-las? 

Desde já agradeço pela atenção!

Att, 
Daiane Garcia 

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 28 maio 2021 | 19:08

Se for um unico tipo de ações, exemplo PETR3, declarar o estoque de ações  todas juntas (saldo)  mas tem de calcular o custo médio das ações, na ficha de Bens e Direitos
As vendas em Renda Variavel, apurando o lucro e pagando o IRRF no código de receita 6015, em  operações comuns ou day trade
Espero ter ajudado

Daiane Domingues

Daiane Domingues

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 anos Sábado | 29 maio 2021 | 08:12

Oi Paula! Me ajudou sim, obrigada! 

Mas tenho outra dúvida, seguindo o seu exemplo, se esse cliente comprou 100 ações da PETR3, durante o ano, e vendeu 30 dessas 100 ações. Eu informo a compra das 100, calculo o preço médio ou o preço médio deve ser das 70 ações que de fato me restaram ao final de 2020.

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 3 anos Domingo | 30 maio 2021 | 16:34

Primeira coisa: monte uma planilha
Comprou 100 por 1,00 cada : custo médio 1,00
Vendeu 30 por 2,00 cada: apura o lucro( diferença entre o custo de 1,00 e a venda de 2 00) entre a compra e a venda. Esse lucro vai pra Renda Variável e paga imposto sobre esse lucro
Bens e direitos 70 ações a 1,00 cada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade