x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.486

eder costa russo

Eder Costa Russo

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 28 abril 2010 | 17:00

olá a todos. boa tarde. estou preenchendo a dctf mensal versão 1.6 ref. a competência mar/2010 e me surgiu uma duvida. aparece um novo campos a ser preenchido "trimestre anterior" ou seja 4º trimestre de 2009. os valores ref. ao 4º trimestre de 2009 eu já havia informado na dctf semestral 1.4. ai eu pergundo: estou obrigado a informar novamente esses valores na dctf mensal 1.6 (março-2010) ou não?? tem alguma base legal nesta repetição de informações de valores nesta dctf mensal??
fico no aguardo de respostas.
obrigado
eder - sj do rio preto/sp

Roane Pacheco

Roane Pacheco

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 28 abril 2010 | 17:11

Boa Tarde Eder!

Antes de perguntar, procure por tópicos com esse mesmo assunto, pois já li um questionamento igual ao seu essa semana.

Mas, respondendo a sua questão,você não precisará informar os valores ref. ao 4° trimestre/2009, visto que já foram informados os débitos e os créditos na DCTF semestral 1.4.

Pelo que sei, não há base legal, mas esse é o entendimento do pessoal daqui do Fórum. Por favor, me corrijam se eu estiver equivocada.

Espero ter ajudado.

Abs,
Roane

Roane Pacheco
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 18:58

Boa noite,

Imaginem que na DCTF do mês de Março (1º trimestre) a empresa tenha apurado 15.000,00 de IRPJ e que não tenha disponibilidades bastantes para para tudo de uma única vez.

Em se tratando de Imposto de renda e de empresa que o apura o IRPJ trimestralmente (Lucro Presumido e Lucro Real), a lei permite que seja pago em duas ou três parcelas consecutivas não inferiores a R$ 1.000,00.

Se a empresa optou pelo pagamento em parcelas deve habilitar na DCTF do mês de Março, ficha "Valor do Débito" a opção "O saldo deste débito será dividido em duas ou três quotas"

Uma vez isto feito as fichas referente aos créditos do IRPJ daquele trimestre ficam desabilitadas.

A empresa (neste caso) pagará 5.000,00 nos meses de Abril, Maio e Junho perfazendo o total de 15.000,00 referente ao trimestre anterior.

No mês de Junho (2º Trimestre) informará na ficha "Trimestre Anterior" as parcelas que pagou referente ao 1º Trimestre.

Daí a necessidade da existência desta ficha.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade