x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.344

SERO/DISO 2021

Edson Augusto

Edson Augusto

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 13:43

Olá pessoal,

Em maio/2021 eu fiz um DISO de uma casa de 55,24m2 que gerou um INSS de 1.436,72 que surgiu de aplicação de 36,8% sobre: Aferição da Remuneração da Mão de Obra Total = Custo líquido 97.603,56 x 4% M.O..

Bom, quero chegar na seguinte situação: essa semana eu fiz outra casa com a mesma metragem, mas pelo sistema novo o Sero, e a porcentagem de 4% de M.O. sumiu e ele está aplicando 20%, logo o INSS foi de R$7.183,62.

Estava previsto em Lei esse aumento de alíquota de 4% para 20% na substituição do DISO pelo SERO?

Aguardo e obrigado pela atenção

ANTONIO CARLOS COSTA GARCIA

Antonio Carlos Costa Garcia

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 17:19

Boa tarde, pelo que entendi sim, a Instrução Normativa nº 2.021, de 16/04/2021 alterou as tabelas de calculo.
antes eram até 100mt 4%, até 200mt 8% e agora 20% direto.

--------------------------------------------------------
Antonio Carlos Costa Garcia
garciatps@radarcontabilidade.com.br
https://www.radarcontabilidade.com.br
--------------------------------------------------------
Edson Augusto

Edson Augusto

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 08:48

Oi Antonio, sim eu recebi isso e também o manual, mas alterar a base de cálculo de 4% para 20% sem haver nenhum aviso que isso iria acontecer no encerramento da Diso para o Sero é uma baita sacanagem, aposto que se isso tivesse sido divulgado, muitos, mas muitos contribuintes teriam antecipado o preenchimento do Diso e logo o pagamento do INSS.
Agora uma casa de 55m2 em vez de 1.400,00 de INSS vai pagar 7.000,00, e quem iniciou as obras até o começo de abril, não deve ter acrescido esse gasto nos custos, além dos materiais terem sido inflacionados.
Governo tende a dar dois passos para frente e um para trás, não sei para onde isso vai nos levar.

Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2022 | 14:54

Boa Tarde! estou o seguinte problema, uma empresa do simples Nacional tem uma obra propria que iniciou em 01/2021 e esta fazendo a aferição no SERO agora em 02/2022,  não esta aparecendo a parte dos créditos de folha de pagamento as informações de 10/2021 em diante, elas deveriam aparecer automaticamente, conforme paginas 54 a 57 do manual do SERO devido que a partir de 10/2021 as empresas do simples nacional começaram a transmitir a DCTFWEB...
Na pagina 54 (manual do SERO) diz:
Os créditos automáticos são exibidos pelo Sero sem necessidade de digitação, desde que:
estejam vinculados à inscrição no CNO da obra;
as respectivas competências estejam compreendidas no período da aferição (entre adata de início da obra para cálculo e a data de fim do período de aferição);
o respectivo código de receita esteja dentre os códigos de receita de interesse da DCTFWeb Aferição de Obras, por exemplo: CR 1138-01 – CP PATRONAL –EMPREGADOS/AVULSO

Já veriquei essas informações e estão certas, já peguei por exemplo o mês 10/2021 reabri o movimento e depois fechei para ver se aparecia esse mês e cada... estou quase louco, alguém no forum já passou por isso????

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: