x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 104

IR + PENSAO ALIMENTÍCIA

Joyce

Joyce

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Financeiro
há 3 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 20:40

Boa noite!

Tenho 26 anos, recebo pensão desde os meus 16 anos, teoricamente deveria ser "cortada" em 01/2021, finalizei minha graduação em 12/2020. Mas até o momento isso não ocorreu.
Estou com pendências com a receita em 2019 e 2020.

- Devo informar os valores mensais recebidos no IR ?
 - De 2017 a 2020, recebi pensão porque estudava, eu devo informar os valores da mensalidade no IR ? Ou somente meu pai (ele que paga a pensao). 

Obrigada!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 08:49

Bom Dia

Se o valor recebido de pensão alimentícia é menor ou igual a R$ 1.903,98 por mês, não há necessidade de preencher o carnê-leão. Bastar informar os valores recebidos diretamente na declaração de Imposto de Renda.

Seu pai, não vc,  deve informar os pagamentos da faculdade na sua declaração pq ela abate o imposto dele.

Estou com pendências com a receita em 2019 e 2020. - essa questão deverá ser resolvida na Receita Federal pessoalmente, não informe estas pendências no imposto de renda de 2021.

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
EDUARDO VILAS BOAS DE ALMEIDA

Eduardo Vilas Boas de Almeida

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 09:47

Bom dia Joyce

Com intuito de auxilia-la, venho apresentar minha ajuda

suas questões:
- Estou com pendências com a receita em 2019 e 2020.
Sobre suas pendências nesses exercícios, eu recomendo você contratar um contador para checar e sanar essas pendências. Sua ida até a Receita Federal resultará na necessidade de buscar ajuda profissional para resolver essas questões.

- Devo informar os valores mensais recebidos no IR ?
Sim, deverá ser informado na aba RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA, optando pela sub-aba OUTRAS INFORMAÇÕES, e colocando os valores mensais na coluna PENSÃO ALIMENTÍCIA E OUTROS

- De 2017 a 2020, recebi pensão porque estudava, eu devo informar os valores da mensalidade no IR ? Ou somente meu pai (ele que paga a pensao). 
Sim, deverá informar em sua declaração conforme informado no tópico anterior

Espero ter te auxiliado.
Eduardo Vilas Boas de Almeida

Eduardo Vilas Boas
Classe Contábil
Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 10:52

Seu pai.

Desculpe.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade