x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 5.515

IRPF Financiamento de veículo sem alienação e leas

Grasielle Andrade

Grasielle Andrade

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente
há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 17:56

Boa tarde!
Estou com uma grande dúvida se alguém puder ajudar agradeço!
A pessoa comprou um carro financiado em 09/2009 no valor de R$ 46.840,00 que deverei informar em 31/12/2009 (Bens e Direitos) na nota fiscal do veículo consta alienação fiduciária em favor de uma empresa, sendo que no contrato de financiamento não consta cláusula para alienação fiduciária. Penso que devo seguir o contrato e colocar o valor de entrada R$ 28.000,00 mais as prestações pagas em 2009 no campo (dívidas e ônus reais) em 31/12/2009 seria isso mesmo?
Obrigada!

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 19:30

Boa noite Grasielle,

Voce não deve lançar em dividas, pois o carro está alienado, ou seja, se o cliente não pagar a financeira pode tomar o bem.

Voce deve lançar o valor pago na entrada mais os pagamentos efetuados até 31/12/2009 no campo situação em 31/12/2009.

Persistindo duvidas, volte a postar ok?

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Grasielle Andrade

Grasielle Andrade

há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 21:25

Boa noite Elisabete,

Agradeço a sua atenção, mas uma coisa não entendi é normal constar na nota fiscal alienação fiduciária e no contrato não ter nenhuma cláusula mencionando alienação? Caso seja alienação, mesmo não constando no contrato, vou informar o valor dado como entrada de R$ 28.000,00 mais as parcelas pagas até 12/2009 no campo situação em 31/12/2009 e isso somente na aba (bens e direitos) e não farei lançamento me dívidas e ônus pelo motivo iformado acima por você, certo?
Obrigada!

Grasielle Andrade

Grasielle Andrade

há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 21:33

Boa noite Elisabete,

Agradeço a sua atenção, mas uma coisa não entendi é normal constar na nota fiscal alienação fiduciária e no contrato não ter nenhuma cláusula mencionando alienação? Caso seja alienação, mesmo não constando no contrato, vou informar o valor dado como entrada de R$ 28.000,00 mais as parcelas pagas até 12/2009 no campo situação em 31/12/2009 e isso somente na aba (bens e direitos) e não farei lançamento me dívidas e ônus pelo motivo iformado acima por você, certo?
Obrigada!

há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 22:34

Grasielle,

Desculpe a demora mas sabe como é, clientes, Graças a Deus!

Como não consta alienação? seria Leasing? em nome de quem consta o documento de propriedade do seu cliente ou do banco?

Sem estes dados basicos não será possivel analisar.

ok?

Estou a disposição.

Grasielle Andrade

Grasielle Andrade

há 16 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 08:49

Elisabete

Que isso agradeço a atenção mais uma vez, mas fiquei sem conexão ontem a noite.
Não é leasing e a informação de alienação só esta constando no corpo da nota fiscal do carro e tem um contrato de financiamento da Financeira Renault que não menciona nas cláusulas alienação.
Obrigada!

há 16 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 10:02

Bom dia Grasielle,

Quando um veiculo possui alienação isso consta no documento de licenciamento.

Pergunte ao cliente se ele paga prestações, valor das prestações, em quantas parcelas financiou, quando venceu a primeira, etc..

Não é muito dificil, apenas um pouco trabalhoso.

Se puder te ajudar em mais alguma duvida, fique a vontade ok?

Grasielle Andrade

Grasielle Andrade

há 16 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 11:03

Bom dia Elisabete,

Não consta alienação no documento do carro só informação CONS BIN e uma numeração e CIA CFI REnault do Brasil segundo ele.
Acho que se trata de financiamento mesmo né?
Obrigada

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies