x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.756

Tenho duas profissões. Posso ser MEI e também pagar carnê leão?

Patricia Reed Rodrigues Coelho

Patricia Reed Rodrigues Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Tradutor(a)
há 2 anos Domingo | 20 junho 2021 | 15:55

Bom dia! Sou tradutora e professora particular de yoga. No momento, somo as receitas das duas atividades e pago carnê leão. Mas gostaria de saber se posso abrir um MEI para a atividade de aula particular, e ao mesmo tempo continuar pagando carnê leão como tradutora. Colocando as aulas no MEI, acho que eu pagaria menos impostos. Alguém poderia me dar uma ajuda? Obrigada!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 10:00

Patrícia bom dia.

O carnê leão foi feito para recolhimento do imposto de renda quando a pessoa recebe de uma pessoa física ou valores vindo do exterior.

Mas, se as atividades de professora de yoga e tradutora estiverem na lista de permissões do MEI, sim, vc pode transferir as duas para esta modalidade ou apenas 1.

Lembrando que para emitir nota de serviço a autorização vem da prefeitura e não do site do MEI.

Att.;

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Solmar

Solmar

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 1 ano Sexta-Feira | 20 maio 2022 | 18:13

Olá Patricia

Eu tenho a mesma dúvida, mas no meu caso eu quero prestar o meu serviço a uma empresa estrangeira.

Deu certo trabalhar utilizar o carnê leao?

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.