x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 257

Notas Fiscais Incorretas (sem retenção)

Philip Barbosa

Philip Barbosa

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 22 junho 2021 | 15:28

Boa tarde, gente boa. 

Tenho um cliente que teve uma assessoria mal feita no ano de 2018. Prestou serviços a Caixa Econômica, que descontou o valor dos impostos federais do serviço bruto, na alíquota de 9,45%.

Na hora de elaboração da NF, o meu cliente, por falta de conhecimento, apenas informou o ISS direto retido na fonte. 
Entendo que não há mais a possibilidade de substituição das NFs, logicamente, pelo período. Mas será que existe a possibilidade de recuperar todo esse crédito referente aos recolhimentos da Caixa Econômica. 

Agradeço demais a todos. 

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Domingo | 27 junho 2021 | 07:07

Colega
Possibilidade existe, entretanto, e preciso cautela quanto a isso, vou lhe explicar;
1º - Levantar o quantum tem a recuperar, para avaliar   o CUSTO/BENEFICIO   de tal  projeto;
2º-  Cliente novo veio de outro escritório, logo vocês não avaliaram ainda o perfil do mesmo, será que e o ideal para seu padrão.
3º- Espero que não tenham ja exposto a situação sem antes fazer a analise adequada, e somente mostraram o erro do escritório anterior, ( o que não e errado, mas não deve ser alardeado sem uma analise adequada), de todos os fatores.
4º-  Exerci função de auditoria, por alguns anos, e tive um caso em um dos clientes, semelhante ao seu caso, Houve recolhimento derivado de retenção indevida. Programaram recuperar os impostos, deu uma pedreira para montar as planilhas, levou um tempão, e o resultado foi fiscalização  das três esferas na empresa, federal, estadual e municipal, pois se pleiteava a recuperação nas três esferas, o proposito segundo os estudos apontava uma recuperação de  R$-15.800,10. Mas resultou em autos de Infracção  bem fundamentados sem possibilidade de defesa de    R$  52.032,56  , Pois vasculharam tudo dentro do quinquênio e não somente se prenderam as planilhas apresentadas.
5º  - Por mais direito que tinham aos 15.800,10 , na avaliação global tomaram um baita prejuízo. E para completar a analise, quem montou o projeto de recuperação  levou 5.500,00 . Resumindo    52.032,56    -5.500,00 -   15.800,10  =    30.732,46 de prejuízo. .
6º -Não estou colocando medo , mas sim, mostrando que se deve ter cautela, e avaliar os riscos, pois se pensa que vai ficar bem com o cliente e ainda  gerar algum ganho para o escritório, poderá e gerar um prejuízo, e perder o cliente, e ainda se arriscar com o famosos  BOCA A BOCA.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Philip Barbosa

Philip Barbosa

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 8 julho 2021 | 06:31

Ok, Ribeiro. 
Agradeço pelas dicas e recomendações. Como é uma solicitação do cliente, acredito que vamos em frente. Vai ser prazeroso conhecer mais esse processo na receita. 

Obrigado. 

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 9 julho 2021 | 11:40

Colega
Se vai ser prazeroso ou nao, somente no final e que se saberá. As dicas que passei não e para desestimular os procedimentos, mesmo porque tem alguns que são resolvidos e existe o ganho da devolução, entretanto tem outros que se arrastam por anos, temos um que ja sofreu vários tipos de interpretações e diversas fiscalizações, que ja deduziram alguns valores que se pretendia recuperar, entretanto a lenga lenga , já dura 1 ano e 3 messes. Dai a preocupação em vocês avaliarem os Custos/benefícios, pois na esfera administrativa vai ate certo ponto e depois para a jurídica e ai haja paciência, e  gastos.
Abraço forte e boa sorte em suas demandas.
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade