x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 4.038

Dúvida Empresa inativa

Ronald Marinho

Ronald Marinho

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 19:01

Caros, segue a duvida de um amigo:

Sou presidente de uma cooperativa de serviços que todo ano declaro como inativa. Este ano, perdi o prazo de 30/3 e teria de pagar multa de R$ 200,00 para declarar.
Me informaram que eu poderia fazer a declaraçao como Lucro Presumido zerado, que teria efeito semelhante e tem prazo até 30/5.
Meu interesse é não ter de pagar a multa nem gerar nenhum novo processo na Receita Federal.
Gostaria de sua opinião.

LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 1 maio 2010 | 21:34

Eu entendo que sim pois a DCTF e a DACON você não entregará pois não haverá débitos a declarar.
O problema que vejo é que a DIPJ deverá ser entregue com certificado digital.
Se você entregar a declaração como inativa espontaneamente a multa terá redução de 50%, ou seja, R$ 100,00.
Eu entregaria como inativa, senão você terá que providenciar o certificado digital ou passar uma procuração para quem tenha.
Luís

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 18:39

Ronald Marinho boa noite,

Caso voce não entregar a DSPJ inativa, voce terá que entregar tambem DCTF e DACON em atraso, o que geraria muitas multas.

Aconselho a entregar a Inativa, mesmo em atraso.

Editado para corrigir erro de digitação.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
silvia meireles

Silvia Meireles

Prata DIVISÃO 1 , Técnico
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 17:34

Ola Luiz sera q vc podeia me ajudar? tenho uma conhecida que pediu p/ eu mandar o DIPJ para ela, ela é representante de uma empresa de Atividades de associações de defesa ods direitos humanos, q é isenta e imune, so q p/ eu mandar tenho q ter o sertificado digital, e ela inda não tem, então te pergunto, sera q eu posso mandar a DSPJ inativa e pagar a multa de 100.00 ? grata......

LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 20:34

Olá Sílvia, boa noite.

Você poderá entregar a DSPJ Inativa se esta associação se enquadrar no conceito de inativa estabelecido pela RFB :

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Quer dizer, a associação precisa estar paralisada. É o seu caso?

Você tem certificado digital? Caso você tenha, basta que esta associação faça uma procuração.

Caso você não tenha, dá tempo de você ou esta associação providenciarem. Você consegue um e-CNPJ por R$ 165,00 no Serasa.

http://loja.certificadodigital.com.br/SERASA/Compre/366/e-CNPJ

Abraço,
Luís

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade