x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 68

Ajuda no preenchimento da retificadora do IR

ALINE LACERDA LIMA

Aline Lacerda Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 8 julho 2021 | 20:17

Olá pessoal, boa noite!

Estou fazendo uma retificadora de uma declaração do IR, para incluir um rendimento tributável que caiu na malha fina, por não ter sido incluído antes.
O ponto é que ele se antecipou e parcelou com o PGFN o valor que deveria ter sido pago, sem retificar antes. 
Quando eu concluo a retificadora dele, informa um valor a pagar, sendo que ele já parcelou. 
Minha dúvida é, onde eu informo que já existe um parcelamento para aquela declaração? Consta tudo no ecac, mas quando finalizo a retificadora, informa um valor a pagar, pois não sei onde informo que ele já parcelou.
Desde já muito obrigada pela ajuda de vocês. Abraços!

Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 17:22

Boa tarde!


Nesse caso, eu fazia o seguinte:

- o parcelamento foram pagas muitas parcelas? Se sim, tem a opção de continuar ou rescindir, porém se a retificação for a maior do que de fato foi parcelado, terá um complemento, ou seja, ao invés de pagar R$ 5.000,00 > R$ 10.000,00, eu aconselho deixar rescindir o parcelamento, as parcelas já pagas serão compensadas pelo próprio sistema e, iniciar um parcelar único contendo todos os débitos, ao invés de continuar pagando alto errado.

Atenciosamente,
Guilherme F. Barbosa 
E-mail: [email protected]  
Telefone: (11) 9.8882-5004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.