x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 850

Imposto sobre o pagamento de incentivo/lembrança?

Berriotxoa Torresagasti

Berriotxoa Torresagasti

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 13:07

Estou querendo abrir uma empresa de pesquisas de mercado no Brasil (desculpa meu português).

Tenho diferentes informações sobre o pagamento de impostos para os incentivos / as lembrançinhas que vamos dar aos respondentes das pesquisas.

Normalmente, como agradecimento pela participação damos uma pequena lembrancinha se for com consumidor.

Mas se o público alvo é mais dificil de achar ou a pesquisa é bem complicada e longa, normalmente tem que oferecer dinheiro (por exemplo para médico).

Alguem me falou que tem que pagar imposto para o médico, porque é como pagar um salario a ele. Outros falam que não é verdade.

Agora ficei na dúvida. Gostaria clarificar isto antes de entrar mais no assunto de abrir a empresa, porque isto pode ter um impacto aos meus custos e mues calculos (business plan) significante, dependendo da altura dos impostos. Porque ao final vou ter que oferecer o mesmo valor liquido ao respondente, não importa a ele se eu tenho que pagar imposto (de renda?) para ele ou não. Ele so vé o dinheiro na mão... ;-)

Quer dizer, se eu pago R$ 100 a um médico para um pesquisa, que tenho que pagar de imposto? E quais aplicam? Qanto fica o custo total para mim?

Obrigado!

Berri

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 20:07

Boa noite Berriotxoa,

Se por qualquer motivo você acha que deve ou tenha mesmo que oferecer dinheiro ou presentes ao entrevistado (quer seja médico ou não) para que possa atingir a meta de sua pesquisa, certamente não terá que pagar imposto sobre isto.

Todo o dinheiro gasto com presentes e mesmo o usado para pagamento do entrevistado será considerado como custop ou despesa que na realidade é. Você não precisa contratar uma pessoa para entrevistá-lo, portanto, não cabe aí o vínculo empregatício pretendido.

Os imposto incidem sobre as receitas decorrentes da exploração das atividades da empresa e não sobre os custos e despesas necessárias para realização das receitas.

...

Berriotxoa Torresagasti

Berriotxoa Torresagasti

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 13:38

Boa tarde, Saulo!

Desculpa a demora em responder!

Muito obrigado.

É isso que eu pensei, porque la fora sempre é considerado uma despesa é não o pagamento de salário, que não é. Mas aleguem me falou que era tipo "freelance".

Mas assim agora ficou mais sossegado, porque seria muita coisa pagar encima disso, que é basicamente um agradecimento pelo tempo das pessoas.

Obrigado!
Berri

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 8 maio 2010 | 11:22

Bom dia Berriotxoa,

Se o exercicio da profissão de médico incluisse as atividades de "entrevistas para pesquisa de mercado", certamente ele teria que pagar imposto por estar auferindo receitas decorrentes desta atividade. Entretanto, ele não está auferindo receitas neste sentido, logo o dinheiro ganho nestes termos, tendo-se em conta o fato de ser de valor irrelevante, nada mais é do que uma retribuição voluntária pelas informações prestadas.

A menos que você elabore e celebre um Contrato com este médico, em que o mesmo se comprometa a prestar serviços contínuos de entrevistas para pesquisa de mercado, você não terá que reter impostos neste sentido só porque resolveu retribuir com valor relativo a meia consulta médica pela entrevista voluntária e esporádica.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade