x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 172

Dúvida sobre a restituição do auxílio emergencial.

Edvan da Silva Alves

Edvan da Silva Alves

Iniciante DIVISÃO 3 , Motorista
há 3 anos Sábado | 17 julho 2021 | 19:34

Quando eu fiz a declaração do imposto de renda esse ano foi minha primeira vez e tive que fazer de 2017 em diante.
O contador que fez a minha declaração pediu documento da minha filha e da minha mulher e entre outros.
Dei os documentos que ele pediu e ele colocou dependentes em minha declaração.
A minha mulher pegou o auxílio de 1200 e apareceu que tenho que devolver.
No entanto não somos casados e ela precisou do auxílio nessa pandemia.

A dúvida é,se eu tirar ela e minha filha como minha dependente,a devolução passa a ser para ela.
Ou eu que terei que pagar mesmo sem ter usado um centavo do que ele recebeu do auxílio?

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 08:20

Bom dia Edvan da Silva Alves

O auxílio entra como rendimento tributável na declaração do IRRF. Como o seu dependente recebeu e não foi declarado no seu IRRF, o governo vai através de você para devolver.
Recomendo retificar a sua declaração excluindo o dependente que recebeu o auxílio ou devolver o valor para o governo.

Att 

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade