x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 8.207

Relação comercio x industria

André Avelino

André Avelino

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 22:45

Empresa que comercializa no atacado e varejo
Micro empresa tributada pelo Simples, situada no estado da Bahia
CNAE Principal Comercio atacadista e CNAE Secundário Comércio Varejista

Situação atual:
Produção terceirizada
Compra produto acabado de uma indústria para revender no atacado / varejo

Consulta: a empresa em questão pode adquirir diretamente os insumos, remeter para a indústria como remessa para industrialização, receber de volta o produto industrializado (devolução dos insumos industrializados + serviço industrialização) e posteriormente comercializar?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 19:25

Boa noite André,

Se na operação pretendida a empresa vê a oportunidade de aumentar sua margem de lucros, não só pode como deve pô-la em prática.

Vale dizer que se sua empresa tem condições de adquirir os insumos, mandar industrializá-los e ainda assim revendê-los com lucro, deve operacionalizar o negócio, pois está praticando operação legal e transparente, logo nada há que a impeça.

...

André Avelino

André Avelino

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 21:45

Obrigado pela resposta. Minha dúvida reside em cima do fato de nosso CNAE ser comércio e estarmos querendo terceirizar atividade predominantemente industrial. Por via das dúvidas hoje compramos apenas como produto acabado, ou seja nossa operação é 100% comercio, compra e venda de mercadoria, porém isto faz com que aumente nosso custo em função da bi-tributação, uma vez que impostos incidem na compra dos insumos e que são repassados no preço que adquirimos as mercadorias finais. Se pudermos comprar os insumos e mandar terceirizar o imposto que nos será repassado pela indústria é tão somente aquele relativo à prestação do serviço. Não sei se me fiz claro com relação à operação. Você me confirma que não estou incorrendo em nenhum erro em fazer desta forma (comprar insumo e pagar pelo serviço de industrialização, tendo CNAE de Comércio)?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 08:02

Bom dia André,

O fato de suas atividades serem comerciais é o que o obriga a terceirizar a industrialização, assim como o obriga a terceirizar serviços.

De modo simplista se pode dizer que se você não pode fazer, nada o impede de contratar alguém que faça.

Tanto que aí está a famosa "operação triangular" (conhecida em todos os estados) que ocorre quando a empresa comercial compra insumos de uma segunda empresa que manda industrializá-los em uma terceira, por conta em ordem da primeira, ou seja, os insumos nem passam pela empresa comercial (primeira).

Para saber mais acerca desta operação, repita seu questionamento na sala Legislações Estaduais e Municipais

...

Pedro J. M. Ferreira

Pedro J. M. Ferreira

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 16:57

Estou passando por essa dúvida também, muito embora o nosso Ilustre Saulo com a sua sabedoria já tenha explanado tal assunto de forma brilhante.

Porém minha dúvida consiste e no ramo de confecções.

Estou legalizando um comercio de roupas para fitness e moda praia, porém em reunião com o futuro empresário me surgiu uma dúvida, pois o mesmo diz que compra algumas malhas e paga a uma costureira para transformar essa malha em biquini ou short que será comercializado posteriormente na própria loja. Nesse caso terei que utilizar o CNAE de Industria e Comercio ou tal transação de comprar a malha, contratar o serviço de uma costureira e depois pegar essa malha já transformada em mercadoria poderia apenas deixar o CNAE como Comercio? E quanto a Contabilidade como ficaria tal fato?

Desde já agaradeço pela empenho em me ajudar e peço desculpas pela repetição do tema.

Att,

Pedro

Fabiano Barbosa Maeda

Fabiano Barbosa Maeda

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 08:25

Estou abrindo uma empresa, onde irei produzir e comercializar capas para cabeleireiros, onde tenho as seguintes dúvidas;

1- Pretendo terceirizar a produção, porém as costureireiras não possuem empresa aberta, trabalham como autônomas, como contratar seus serviços e recolher os impostos devidos?

2 - Quais impostos devo recolher sobre este serviço, sendo que minha empresa será constituida no regime do Simples, com as CNAEs de Com. Atacadista e Varejista?

Estou montando um plano de negócios, e preciso tirar estas dúvidas antes de continuar com o planejamento. Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Att,

Fabiano B. Maeda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade