FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 5
acessos 1.974
Imposto de renda - INSS não entregou DIRF?
Vitorio Pontini
Bronze DIVISÃO 3 , Proprietário(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 12:52
OLá. Bom dia.
Tenho observado que o INSS não está enviando o informe de rendimentos ano base 2020. Em alguns casos envia e em outros não. Os rendimentos não são isentos. Alguém sabe o motivo dessa irregularidade?
abs
João H Jr
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 13:59
É só acessá-lo no meuinss ou no site disponibilizado para esse fim. No e-CAC é possível verificar se houve informação na DIRF.
Vitorio Pontini
há 3 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 14:37
Acho que não fui muito claro em minha dúvida. No portal ECAC é possivel obter o informe de rendimentos das fontes pagadoras que entregam DIRF. Ocorre que o INSS parece não ter enviado essas informações para alguns CPFs. Ao acessar o ECAC, observei que dezenas de pessoas não constam ali como recebedoras de beneficios. Por exempo: uma pessoa tem 3 fontes pagadoras, sendo duas de empresas privadas e uma do INSS (pensão). Todas constam no ECAC exceto a do INSS. É algo que nunca observei antes. Talvez esteja enviando somente se a pessoa tiver rendimentos superiores R$ 28.559,70.
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 22:13
Talvez esteja enviando somente se a pessoa tiver rendimentos superiores R$ 28.559,70.
Exatamente isso.
Ou quando tenha ocorrido retenção de
Imposto de renda em algum período.
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 08:02
Vitorio,, concordo com o Hugo, que a apresentação da DIRF é somente para caso os valores sejam superiores a R$ 28.559,70 e/ou tenha valor retido
MAS, independentemente, o informe também se conseguia pelo site "meu inss" ou "extrato para fins de irF" disponivel na internet
Márlus
Vitorio Pontini
há 3 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 08:19
Obrigado aos que postaram.
Mas fico pensando: imagina uma pessoa que recebe de 2 fontes pagadoras, sendo uma pensão pelo INSS no valor hipotético de 18 mil reais e de uma empresa qualquer no valor de 25 mil reais. Se essa pessoa não declarar, a Receita Federal não ficaria sabendo que se trata de um contribuinte obrigado a entregar a DIRPF.
abraços