x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 4.331

dacon credito acumulado

ANTONIO DOS SANTOS

Antonio dos Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 12:09

Bom dia! estou fazendo o dacon empresa lucro reai o meu saldo de janeiro e fevereiro de 2010 foi credor, porém no mês de março de 2010 esta ficando devedor mesmo eu colocando meu saldo credor quando na realidade é pra ficar credor no fechamento do trimestre exemplo na ficha 14.1 e na ficha 24.1 Credito de Aquisição no Mercado Interno Vinculado à Receita de Exportação exemplo meu credito acumulado de janeiro e fevereiro para Cofins é R$ 99.290,10, porém no mes de março na ficha 25B está apresentando cofins a pagar no valor de R$416,24 quando na realidade era para o saldo ficar de R$ 98.873,86 credor não bateu o saldo devedor do credito, alguem poderia me ajudar?

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 12:25

Boa tarde!

Antonio dos Santos Seja bem vindo ao fórum.

Trabalhe com a ficha 13a para o pis fevereiro colocando o crédito referente ao mês, o no próprio mês de março, face à compensação dos créditos com os debito.
Lembre que você deve alterar período de apuração de credito.
Cofins ficha 23a. Mesmo conceito pis.

Wellington Resende.

Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.
ANTONIO DOS SANTOS

Antonio dos Santos

há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 12:54

Boa tarde! Caro Wellington, veja bem na ficha 13a e na 23a só é permitido vc. debitos igaul ao valor do credito apurado como esse saldo foi apurado nos meses de janeiro e fevereiro ele é colocado na ficha 14. 1 para o pis e para cofins 24.1, portanto esses valores não estão abatendo o saldo devedor de março que continua devedor na ficha 15b pis e 25b cofins.

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 13:11

Antonio dos Santos,

Vou tentar dar uma explicação fácil e simples, pelo que entendi seu saldo não esta batendo devido a saldos anteriores, correto?
A ficha 13a pis Período de apuração do credito (ano mês) essa saldo você coloca credor ou devedor (manual).
Coma cada versão é diferente de cada mês, os saldo não são segregados na dacon, esse campo você vai fazer a digitação conforme sua planilha de apuração (pis x cofins).
Na ficha 14-controle de utilização dos créditos no mês pis/pasep coloque 01 saldo de créditos de meses anteriores, fazendo automaticamente o sistema puxa a base de calculo.

Não sei se estou ajudando, mais pelo que entendi é isso.

Wellington Resende

Boa sorte!
Wellington Resende.
Contabilidade Zanata.
ANTONIO DOS SANTOS

Antonio dos Santos

há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 13:14

vou colocar minha apuração feita em planilha como exemplo:

DACON - DEMONSTRATIVO DE APURAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS
Mês: MARÇO/2010

Contrib. p/ PIS Antes do Desconto de Créditos DÉBITO 61.768,14 contrib. p/ COFINS Antes do Desc. de Créditos DEBITO 284.507,82
SALDO DE CRED. MÊS ANTER. (MERC. INT./EXT.) PIS 21.556,43 SALDO DE CRED. MÊS ANT. (MERC. INT./EXT.) COFINS 99.290,18
CREDITO DO MÊS PIS 61.677,78 CREDITO DO MÊS COFINS 284.091,58
SALDO /CREDOR - PIS 21.466,07 SALDO À RECOLHER/CREDOR - COFINS 98.873,94 Obs: então no dacon deveria ter o saldo devedor de março abatendo do meu saldo credor do mes anterior, que já lancei nas fichas 14.1 e 24.1? tem alguma outra solução para este caso?

ANTONIO DOS SANTOS

Antonio dos Santos

há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 13:22

o credito da ficha 13a vem automatico da ficha 06a e 06b, porem eu só posso descontar desse credito o mesmo valor
exemplo eu apurei de credito 10.000
só permite eu descontar até 10.000
se eu tiver um debito de R$ 11.000 na ficha 13a não permite eu descontar os 11.000 e sim só 10.000, então eu tenho que colocar o saldo credor na ficha 14.1 para que ele deduzar os R$1.000, que ficou devedor, porém não está acontecendo isso.

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 13:38

Antonio dos Santos,

Vamos lá, por isso 13a pis, coloque incluir e acrescente esses 1.000,00 referente ao mês anterior, eu também estava tendo à mesma dificuldade que a sua, no mês 2 tínhamos credito e no mês 3 estávamos com saldo a pagar pis cofins, possa ser que estamos tendo dificuldade para entender um ao outro, porem imagino que você esta tentado fazer.
Esse é o caminho.

Wellington Resende.

Boa sorte!
Wellington Resende.
Contabilidade Zanata.
ANTONIO DOS SANTOS

Antonio dos Santos

há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 13:45

Deixa eu ver se entendir a sua primeira explicação eu vou na finha 13a e coloco o periodo de apuração de fevereiro e desconto o valor do debito
exemplo: debito de março 90,36 credito descontar em fevereiro na dacon de março 90,36. ok. deu certo muito obrigado pela sua informação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade