x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 6.909

IRPF 2010 não gerou multa

SANDRA MAURA PEREIRA

Sandra Maura Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 13:44

Caros boa tarde!

Eu enviei uma declaração de Imposto de Renda pessoa Física (não é declaração retificadora) dia 03/05/2010 e não gerou multa por atraso. Aconteceu isso com alguém? Alguém sabe se mudou o modo de cobrança da multa por atraso? Anteriormente a multa gerava no momento da transmissão..... e não consigo visualizar esse darf de atraso.
Abraços a todos.

"Só sei que nada sei". Sócrates.
SANDRA MAURA PEREIRA

Sandra Maura Pereira

há 14 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 15:44

Pois é Isis, no dia 05/05 eu tentei enviar na versão antiga (não me lembro qual mas a que enviei até 30/04) e o sistema disse para eu atualizar a versão. Então enviei na atual 1.1 que é a que realmente geraria a notificação e depois eu imprimiria a guia mas isso não ocorreu acredita?
Se alguém puder nos exclarecer , agradecemos muito.
Um abraço e obrigada.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 16:22

Sandra, dá uma olhada neste link. www.receita.fazenda.gov.br

Quando você imprime o recibo, deve ser impressa a notificação de lançamento e o darf (declaração - Imprimir - Recibo)

Em Declaração - Imprimir - darf de multa por entrega em atraso, também pode ser impresso o darf.

A 2ª via da Notificação pode ser conseguida no E-cac no extrato da DIRPF.

Se nada disso funcionar, terá que calcular a multa 'no muque', pois se não pagar em 45 dias, começa a incidir encargos.

SANDRA MAURA PEREIRA

Sandra Maura Pereira

há 14 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 16:56

Isis obrigada pelo link e pelas colocações mas sabe pintou mais uma dúvida ...rs...rs...rs : esse imposto que transmiti em 05/05, a pessoa não estava Obrigada a entregar a declaração (é um autônomo que quiz comprovar renda apenas). Eu confeccionei a declaração lançando em recebimentos de pessoa física e o total de recebimentos foi de + ou - 15.000,00. Será que o fato de "Não estar obrigado" a entregar a declaração tem a ver com esse fato de não ter gerado a multa?
Brigadinha

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 17:05

Exatamente.

Segue texto do Perguntas e Respostas.

CONTRIBUINTE NÃO OBRIGADO A DECLARAR
024 - O contribuinte não obrigado à entrega da Declaração de Ajuste Anual está sujeito à multa por atraso na entrega da declaração?
Não há a cobrança de multa por atraso na entrega da declaração para quem está desobrigado de entregar a Declaração de Ajuste Anual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade