x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 60

Dissolução Parcial de Sociedade

Cristina Cocco

Cristina Cocco

Bronze DIVISÃO 2, Psicoterapeuta
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 19:33

Olá! Gostaria de uma orientação de como apresentar na Declaração de Bens do IR a dissolução parcial da sociedade que recebi por herança de meu falecido esposo, ocorrida em 2017 (desde então, essas quotas estão na minha Declaração de Bens, com o valor que constava no contrato social) . A empresa alegou que não havia valores a me pagar na dissolução, em virtude da mesma apresentar prejuízo na ocasião. Contestei e abri um processo judicial pedindo a apuração de haveres, o que foi determinado pelo juiz, e o processo terminou nesse ano, com, a perícia judicial confirmando o prejuízo da empresa. A sentença final do juiz determinou que realmente não há valores a pagar na apuração de haveres, e ainda tive que pagar os custos da perícia e os honorários do advogado da outra parte.
Essa despesa  pode ser lançada na minha declaração do IR? Como fazer esse lançamento, já que foi depósito judicial? E como seria o texto para zerar o valor deste bem? Agradeço a ajuda...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.