Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.594

DARF recolhido a menor

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2021 | 12:54

Prezados amigos, boa tarde. Um dos clientes daqui do escritório de contabilidade onde sou colaborador recolheu uma guia de DARF a menor. Na verdade foi a colaboradora deste cliente que efetuou o pagamento. Neste caso foi a guia do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas código 2089 variação 01 (Lucro Presumido) relativa ao segundo semestre 2021. A colaboradora pagou a guia em nove centavos a menos em relação ao valor verdadeiro. Sabemos que valor inferior a dez reais não se faz recolhimento. Neste caso eu gostaria de saber como devo prestar as informações na DCTF. Desde já agradeço a orientação de vocês. Tenham uma excelente quinta-feira e com produtividade nos vossos trabalhos. 

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2021 | 05:16

Renata Buonanno, bom dia. Em primeiro lugar eu quero agradecer a resposta que você me ofereceu no intento de me orientar. Ontem mesmo eu tentei enviar uma mensagem corrigindo termos que inicialmente me equivoquei, mas não consegui porque ocorreu instabilidade por vezes seguidas neste nosso portal. Na realidade a diferença é de nove reais em vez de nove centavos e o imposto que nesta mensagem citei foi como segundo semestre de 2021 em relação ao Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e o correto é segundo trimestre de 2021. Ocorreu erro na digitação do valor para pagamento, só que a colaboradora digitou o valor invertido sendo que o valor real resultou em R$ 1.298,31 e ela ao efetuar o pagamento pela internet digitou o valor de R$ 1.289,31. A minha preocupação gira em torno das informações para DCTF, sabendo que não é permitido recolhimento de DARF com valor inferior a dez reais. E assim registro aqui a descrição correta da minha dúvida e de antemão agradeço. Obrigado mais uma vez pela atenção de todos. 

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Domingo | 22 agosto 2021 | 13:43

Boa tarde a todos. Desculpem, pois hoje é domingo, momento de descanso e lazer junto a família. E mais uma vez agradeço a vossa orientação, Renata Buonanno. Pode deixar que em breve cuidarei desta situação. Abraços fraternos e Deus abençoe você e sua família. Deus abençoe aos demais membros deste portal, abençoando cada um e suas respectivas famílias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.