x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.373

DARF do imposto de renda em aberto relativo ao AUXÍLIO EMERGENCIAL

Anapaula Assis

Anapaula Assis

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Comunicação
há 2 anos Domingo | 22 agosto 2021 | 16:10

Minha cliente esqueceu de declarar o auxilio emergencial no imposto de renda. Essa semana ela recebeu uma mensagem SMS informando “O CPF ........ possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxílio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”. 
Ela foi na declaração e abriu a guia da DARF e pagou o valor de 3.000,00, porém a guia estava com data de vencimento em 31/05/2021. Mesmo assim efetuou o pagamento. Está tudo certo? Ou ela vai ter que fazer uma retificadora informando os valores do auxilio emergencial e emitir uma nova DARF?

Rodrigo Piva

Rodrigo Piva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2021 | 09:38

Bom dia, Ana Paula!

Neste caso, o certo era ter feito uma retificadora informando o recebimento deste auxilio emergencial no campo dos rendimentos tributados por PJ, que automaticamente o sistema retira a DARF para pagamento, porém, como já foi feito o pagamento, não há mais a necessidade de retificar, já que a cobrança foi realizada pela Receita Federal.

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.