x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 128

Abertura de MEI para mototrista de aplicativo

Roni de Melo Moreira

Roni de Melo Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2021 | 19:03

Colegas, preciso abrir um MEI para motorista de aplicativo mas estou com altgumas dúvidas peço a quem puder me esclarecer:
1- o motorista vai precisar emitir nota para o aplicativo?
2- a atividade para abertura do CNPJ é o CNAE 49.29-9/99 - Outros transportes rodoviários de passageiros não especificados anteriormente?

desde já agradeço a disponibilidade.

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2021 | 16:32

Caro colega,
O MEI fica dispensado de emitir notas fiscais para pessoas físicas, o aplicativo é apenas um intermediário no pagamento, o cliente de fato é a pessoa física, logo, é dispensada a emissão de NFs.

Em relação ao CNAE a ser utilizado, acredito que o mais adequado seja o 5229-0/99:
"- outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente"
"- os serviços de motoristas autônomos constituidos como empresas
"

Roni de Melo Moreira

Roni de Melo Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 07:21

prezado, agradeço o manifesto mas com isso me surgiu outra dúvida, para fins de declarações o aplicativo deve disponibilizar os informes de rendimentos, correto?

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 07:28

Bom dia, 
Esse é um bom questionamento, mas os próprios aplicativos de transporte informam que são apenas intermediários, então não há vínculo empregatício, o que acontece de fato. Então é de responsabilidade do motorista informar seus rendimentos, declarando através do carnê leão, se for o caso.
lembrando que há de se deduzir as despesas previstas para essa atividade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.