x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.707

Cartão de crédito adicional, como declarar ?

Dion S

Dion s

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 06:13

Prezados,

Para explicar: Tenho um cartão de crédito com limite alto, e coloquei 3 adicionais. Gostaria de saber se isso pode gerar alguma implicação com a Receita Federal, visto que os gastos não serão compatíveis com a minha renda e esses gastos estarão atrelados com o meu CPF.
É sabido que as administradoras de cartões de crédito informam todos os cartões cujos gastos foram superiores a R$ 5.000,00 mensais - (DIMOF x DECRED).

Quatro perguntas:
1- Se eu tiver todos os comprovantes das transferências da conta da pessoa que dei o cartão adicional para minha conta corrente  (pois estará caindo + valores que minha renda real), servira de comprovante caso seja chamado e estou livre de implicações pela RF?

2- Na fatura do cartão vem separado: Minhas compras e as compras do adicional. Se um dia eu for chamado pela receita e mostrar a fatura detalhada do que cada um comprou é suficiente para não cair na malha fina ex: eu comprei 5.000 e o adicional 5.000 ?

3- Se eu tiver somente um extrato anual bancário juntamente com o detalhamento das faturas mês a mês. Por exemplo: o valor que caiu na minha conta corrente no mês 05 é equivalente a fatura detalhada do cartão adicional da Maria do mês 05, servirá como uma espécie de comprovante ?

4- Ciente de que quantos mais comprovantes tiver melhor, existe alguma forma de declarar isso mensalmente/previamente ou somente se for chamado pela receita para dar alguma explicação ?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 08:55

Bom dia !

. . . visto que os gastos não serão compatíveis com a minha renda e esses gastos estarão atrelados com o meu CPF . . .
Se as pessoas dos cartões adicionais nao forem seus dependentes na declaração, voce terá muito problema e a apresentação de tais comprovantes nao servirão de nada (responsabilidade solidária) .
Conselho, desvincule o mais rápido possível esses cartões adicionais do seu CPF, caso os mesmos não sejam seus dependentes . . .

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.